sábado, 12 de agosto de 2017

Jornalista Baby Garroux: Impressionante a foto dos cães terapeutas aguardando abrir a porta para fazer o trabalho de ajuda na cura para crianças com problema grave de saúde em Hospital da Itália.


Impressionante a foto dos cães terapeutas aguardando abrir a porta para fazer o trabalho de ajuda na cura para crianças com problema grave de saúde em Hospital da Itália.

Terapia Assistida por Animais (TAA) é a ciência do contato com os bichinhos para liberar os “hormônios do bem”, aumentar a produção de endorfina (analgésico natural) e serotonina (atua no cérebro regulando humor, sono e apetite), reduz taxas de cortisol (estresse). Assim é que a  fama de ‘melhores amigos do homem’ ultrapassou a fronteira do convívio doméstico há muito tempo. Os cães são utilizados, com sucesso, como auxiliares na terapia e reabilitação de pacientes adultos e crianças. Poderoso antídoto contra a depressão promove a interação daqueles que precisam passar por um período de internação.

No tratamento do câncer, que envolve quimioterapia e radioterapia, os efeitos colaterais desgastantes, é bom o animal ajudar a desviar o foco da doença. Existem muitas associações sem fins lucrativos com animais prontos para visitar de forma gratuita hospitais das redes pública e privada, além de creches e casas geriátricas, entre outras instituições. UM belo projeto pelo próximo.

Sabemos que eles são preparados para esse tipo de trabalho, mas quando deparamos com a cena, mexe muito com  gente porque muitas vezes nem mesmo os parentes próximos se dão conta da importância da presença num momento de dor, incertezas, saudades, insegurança e tantos outros sentimentos que batem mais forte quando nos sentimos sozinhos dentro de um hospital. Ou mesmo na própria casa.

Visitar por visitar, o paciente também sente como se fosse uma obrigação estar ali. A fragilidade do próprio ambiente necessário para os procedimentos, com cores nas paredes que significam foram colocadas por especialistas para recepcionar os doentes em questão, são suaves, bem claras e quase igual em todos os hospitais, centros de saúde, enfim é  regra. 

Os mais sensitivos sentem a energética do quarto, da última pessoa que ali esteve, mesmo após limpeza com desinfetantes e afins. Uma energia não é limpa com detergente. Para sentir a força atuante é preciso bem mais que isso.

O mundo abriu as portas para inúmeros seguimentos religiosos ou não, e a maioria das pessoas  busca respostas para as muitas duvidas que ficam depois que alguém parte deste mundo para outro.

O projeto de treinar cães para acompanhar o dia-a-dia de um paciente, principalmente crianças, é uma bênção e os que recebem a visita, melhoram consideravelmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário