segunda-feira, 19 de junho de 2017

Jornalista Baby Garroux: Resultados das guerras pelo poder...




Situação atual dos refugiados e deslocados... O maior já registrado com 65,6 milhões de pessoas deslocadas ano passado devido a conflitos, guerra e/ou fome, segundo Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur). Dos 84% dos refugiados e deslocados, metade são crianças viajando sozinhas ou separadas de seus pais pedindo 75 mil solicitações de refúgio só ano passado..

Nas fotos de Alessandro Penso/UNHCR, a realidade tão dura e inaceitável. Como fica a cabeça e emocional dos fotógrafos que registram a miséria humana pelo mundo???

O número de refugiados e deslocados aumentou em 2016, na atual crise humanitária mais grave desde a fundação da ONU, em 1945. Países com maior número de refugiados são Síria, Afeganistão, Sudão do Sul e Somália. Países que mais os recebem são Turquia, Paquistão, Líbano, Irã, Uganda, Etiópia e Jordânia, não países desenvolvidos..

A guerra na Síria, que já dura 6 anos, causa do maior fluxo de refugiados do planeta. São 5,5 milhões de pessoas que deixaram o país em busca de um local mais seguro. Países de origem dos refugiados em 2016: Síria: 5,5 milhões. Afeganistão: 2,5 milhões. Sudão do Sul: 1,4 milhão. Somália: 1,0 milhão. Aproximadamente 740 mil sul-sudaneses forçados a se deslocar ano passado devido à guerra civil, e o número de refugiados do país subiu para 1,87 milhão.



ONU e Sudão do Sul declararam estado de fome no país, com cem mil pessoas em risco de inanição este ano. A falta de comida e o colapso econômico são provocados pela guerra civil iniciada há 3 anos.

Países que mais receberam refugiados: Turquia: 2,9 milhões. Paquistão: 1,4 milhão. Líbano: 1 milhão. Irã: 979,4 mil. Uganda: 940,8 mil. Etiópia: 791,6 mil. Jordânia: 685,2 mil.

Segundo Acnur no Brasil, a tendência é aumentar o fluxo de refugiados no futuro, pois esses deslocamentos internos mostram que as pessoas tentam ficar nos países onde nasceram antes de se refugiar em outros países.




Nenhum comentário:

Postar um comentário