terça-feira, 13 de junho de 2017

Jornalista Baby Garroux: e quem inventou o Dia dos Namorados???


O Dia dos Namorados em alguns países é chamado de "Dia de São Valentim" e é comemorado no dia 14 de Fevereiro. No Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio.
Segundo historiadores, Valentim era bispo, não acatou as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras. Mesmo sob o risco de prisão, continuou celebrando casamentos, até ser preso e condenado à morte. 
Na prisão, recebia muitos bilhetes e flores de jovens dizendo que ainda acreditavam no amor. Antes de sua morte, apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro, que "por milagre", recuperou a visão, para quem escreveu uma mensagem de adeus, na qual assinou como “Seu Namorado”.
Desde primórdios da humanidade, o ato de namorar recebeu diversos significados e representações. No acervo da Biblioteca Nacional, existem inúmeras obras que versam sobre o tema.
Para marcar a data, a BN disponibiliza uma série de versos extraídos do livro "Namorados", da poetisa Virgínia Vitorino, cujo original é datado de 1918. Virgínia Villa Nova de Sousa Vitorino, poetisa e dramaturga portuguesa do século XX, foi homenageada na edição abril 9 de 1921 da Revista da Semana que publicou em uma página inteira dois poemas do livro de Virgínia Vitorino à quem, atribuíram, o título de de "A poetisa dos Namorados".
Acesse a Hemeroteca Digital em bndigital.bn.br/hemeroteca-digital para conferir outros artigos!

#‎FBNnamidia
#‎bibliotecanacional
#‎fundacaobibliotecanacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário