terça-feira, 21 de março de 2017

Jornalista Baby Garroux: o túmulo de Jesus na Cidade Antiga de Jerusalém será reaberta ao público na quarta-feira (22).






Grande equipe de cientistas e restauradores concluiu os trabalhos realizados nos últimos nove meses na Basílica do Santo conhecida como a Edícula. Já estive próxima ao local para tentar entender a disputa entre vários grupos religiosos cada um com um conceito sobre o verdadeiro ponto, mas de acordo com a fé cristã, o corpo de Jesus foi sepultado na Basílica do Santo Sepulcro.





Fica bem claro que a estrutura precisa de conservação e instalação de uma rede subterrânea de drenagem para água da chuva e esgoto, ou seja, a estabilização de alicerces. Limparam as lâminas de mármore da armação, as lajes danificadas foram substituídas, as fissuras cobertas com cola e os suportes reforçados no "monumento que durará para sempre", segundo a chefe grega da restauração.

No alto da cúpula uma cruz greco-ortodoxa, que poderia pertencer ao projeto original da Edícula.



Quem cuida daí pra frente, são as ramificações cristãs grega ortodoxa, armênia e católica romana, porque antes, as ramificações adiaram trabalhos de restauração por mais de 200 anos. Cada ramificação contribuiu com US$ 3,3 milhões para o projeto e o rei Abdullah, da Jordânia, fez uma doação pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário