O
retrato é do século 14 e está exposto em um museu de Cambridge, na Inglaterra. Atribuído
ao renascentista italiano Pietro di Niccolo da Orvieto, o quadro pertence ao
acervo do Museu Fitzwilliam e estava há décadas intocado.
"Madonas
e Milagres" é o tema da nova exposição de quadros renascentistas, reunindo
obras que o museu descreve como "testamentos da devoção religiosa na
Itália durante a Renascença". Na preparação, a equipe de sete
restauradores do Instituto Kerr, encontraram um segundo trabalho no painel da
parte de trás. Acreditam se tratar de uma representação da ferida adquirida por
Jesus Cristo na cruz, e também revelou com ajuda de equipamento de luz
infravermelha, detalhes do véu da Virgem que permaneceram invisíveis a olho nu
por séculos.
Originalmente
azul, cor que simboliza o celestial, essa parte da pintura havia sido coberta
por tinta preta. Agora, a pintura está sendo exibida em uma vitrine especial de
vidro que permite que seus dois lados sejam apreciados pelo público.
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