terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Jornalista Baby Garroux: Richard Avedon em exposição ‘La France d’Avedon’, em cartaz até 26 de fevereiro na Biblioteca Nacional da França, em Paris.




A jornada de um dos maiores artistas do século 20: Richard Avedon em exposição ‘La France d’Avedon’, em cartaz até 26 de fevereiro na Biblioteca Nacional da França, em Paris.








Aos 24 anos, Richard Avedon (1923-2004) chegou em Paris. Em 1947 foi cobrir os desfiles de alta-costura. Ganhou espaço com Coco Chanel, Loulou de la Falaise, Jean Cocteau, Catherine Deneuve, Jeanne Moreau, Audrey Hepburn, Mel Ferrer, Buster Keaton clicados pelo americano em Paris. E outras das atrizes e modelos mais emblemáticas da época protagonistas de suas imagens.

“Foi um momento historicamente maravilhoso para começar”, dizia Avedon hospedado no Ritz quando estava na cidade.








Na mostra cenas de Cinderela em Paris, musical de 1957 dirigido por Stanley Donen e estrelado por Audrey Hepburn e Fred Astaire, baseado na vida e carreira de Avedon. No filme, Astaire vive o personagem Dick Avery, fotógrafo que vê na vendedora de livros e intelectual Jo Stockton (Hepburn) sua modelo ideal. Donen contratou como consultor visual do longa-metragem e as cenas de editoriais que aparecem no filme da cidade, foram clics de Avedon por meio de um sistema que ligava sua câmera à do diretor. Ou o retrato de Catherine Deneuve, de 1968.






Avedon, aos 70 anos organizou uma monografia sobre a obra completa de Lartigue ‘Diary of a Century’ publicado em 1970. Um livro que abriu as portas do francês na história da fotografia mundial. Avedon e seu mestre na inspiração retratou as ruas de Paris que estão na mostra da Biblioteca Nacional da França.





Destaque para o retrato do americano em movimento, clicado pelo próprio Lartigue, em 1966.


Visite porque é um marco!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário