sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Jornalista Baby Garroux: descobrindo talentos valiosos do Brasil...




O livro "Improvisar é muito fácil!" vai bombar. Do Samuel Quinto, músico gospel, escritor, gente finíssima. Vou falar e escrever muito sobre esta personalidade nascido em Belém, no Pará que cresceu em Salvador, na Bahia.

O livro trás prefácio de Michael Lauren que coordena o Curso de Jazz da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) em Portugal. E mais gente boa: Sandro Norton (leia Thames Valley University – UK). A capa foi cedida por Jazz at Lincoln Center com Winton Marsalis – EUA.

Sorte da Chiado que abriu portas para este talento, filho do primeiro índio a se formar dentista. Quer mais?... Tem muito mais....

Quinto começou aos 7 anos, desenvolvendo seu talento musical com o piano por meio do Gospel, no piano na casa da família, sem acompanhamento de professores. Autodidata em harmonia, leitura e escrita da música e orquestração, composição musical. Começou aos 12 anos e aos 25 anos, deixa a Engenharia Civil na UFB e inicia carreira como pianista no Marriot, Costa do Sauipe.

Minha paixão pelo jazz me levou ao Quinto que faz bela mistura com idiomas musicais brasileiros. Assisti sua apresentação no Porto em Portugal em um festival de jazz como "Samuel Quinto Trio". De lá, seguiu jornada para a Espanha, Bélgica, Alemanha, França, Holanda, Inglaterra, Hamburgo, Berlim, Colônia, Liege e Limoges, publica o seu primeiro CD "Latin Jazz Thrill". Depois o CD "Salsa 'n Jazz", o standard Stella by Starlight.



Fundou o primeiro curso de Jazz Latino na Escola Jazz ao Norte, Porto - primeira escola profissional de Jazz acreditada em Portugal e única na Península Ibérica. Segue como diretor artístico de um dos mais tradicionais jazz clubs portugueses, B-flat. Foi convidado para dirigir Workshops na área do Jazz, Jazz Latino, Composição e Arranjo no Brasil, e Europa.

Do Jazz, abriu portas para o erudito: Beethoven, Mozart, Bach, Tchaikovsky, Brahms, acompanhando ballet em espetáculos, orquestra e coro. Nasce a composição sinfônica “Pascha Aeternam”, Sinfonia nº1 em Lá Bemol Maior fundamentada para Orquestra, Coro em 4 naipes e solistas. Seguida pela Sinfonia nº2 em Dó Menor, intitulada “Sinfonia Levemente Bela”

Em 2015 o mais novo pianista representante da marca de pianos Fritz Dobbert, com concerto estréia no Teatro Gazeta em São Paulo e gravação DVD Solo Performance - Latin Jazz.

Este ano publicou seu primeiro livro "Improvisar é muito fácil" que estou divulgando com um amigo querido, o Guilhermo Marconi.


Samuel é membro da International Council of Traditional Music, organização não governamental relacionada formalmente com a UNESCO. É membro do American Council of Piano Performers; membro sênior da National Federation os Music Clubs, única organização de música membro da ONU. Primeiro convidado a ser o primeiro estrangeiro membro da Federação de Música do estado da Pennsylvania (PFMC) – EUA. Eleito membro da RSA em Londres.

Hoje, Samuel Quinto é considerado pelas revistas "All about Jazz", “The Latin Jazz Corner” - EUA e “Latin Jazz Network” – Canadá, como um dos maiores representantes do Jazz-Latino europeu.


Um talento brasileiro que ultrapassou fronteiras, dos maiores representantes do Latin Jazz na Europa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário