sexta-feira, 31 de agosto de 2012

SUCESSO OS JOGOS PARAOLÍMPICOS EM LONDRES




Presença dos Reais, da Rainha Elizabeth II e sua família na "Arena Olímpica" para presidir a abertura da 14ª edição dos Jogos Paraolímpicos. A linda Duquesa de Cambridge e seu Príncipe William. A princesa Anne e o príncipe Edward. Príncipe  Albert de Mônaco e sua esposa Charlene, David Cameron e Samantha e muitos famosos como a Infanta Elena do Equador, vice-presidente Lenin Moreno, a primeira-dama da Colômbia Maria Clemencia Rodriguez, e do México, Margarita Zavala, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.. A rainha chegou com o presidente do Comitê Paraolímpico Internacional, Sir Philip Craven, e como sempre, deu o jogo aberto com um breve discurso, que foi traduzido simultaneamente com a linguagem gestual e a soberana recordou a figura do Dr. Ludwig Gutmann, fundador do movimento paraolímpico na cidade de Stoke Mandeville Inglês há 64 anos.
Com atletas e público recorde, com quase todos os bilhetes vendidos. Embora os atletas fossem o foco do encontro, dividiram o centro das atenções com o cientista britânico Stephen Hawking, que sofre de esclerose lateral amiotrófica que o mantém quase completamente paralisado, mais Isaac Newton e Peter Higgs, autor da teoria do bóson de Higgs.
A cerimônia, liderada por Jenny Sealey e Bradley Hemmings intitulada "Ilustração (Enlightenement em Inglês)", começou pontualmente às 19h30, com o cientista Stephen Hawking fazendo um pequeno discurso no centro do estádio sobre a origem o universo. "Nós vivemos em um universo regido por leis racionais que podemos descobrir e entender. Olhe para as estrelas e não para baixo, nos seus pés. Tente entender o que você vê e pergunta o que faz com que o universo exista. Seja curioso", Hawking, com uma lua gigante sobre ele.
Um "Big Bang" de fogos de artifício explodiu em torno do cientista abrindo caminho para a primeira parte da cerimônia com a heroína do romancista Inglês William Shakespeare, Miranda, em uma cadeira de rodas acompanhada por seu pai, Próspero, interpretado por Ian McKellen. Seguindo o conselho de Hawking ser curioso, Miranda descobriu através de uma maçã gigante olho de Isaac Newton, num livro com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e uma bola pulsante representando o bóson de Higgs.... como o estádio que tornou-se um acelerador de partículas. Na fase final da cerimônia, Miranda continuou descobrindo o universo confiado a Hawking, levou à tocha ao estádio que terminou sua turnê no tempo após acumular até duas horas no final do dia em sua jornada através de Londres.
Em uma virada dramática, o soldado Joe Townsend, que perdeu as duas pernas na guerra do Afeganistão, voou com a distância entre a tocha Paraolímpicos Orbyt na torre e do estádio onde os britânicos cederam ao jogador de futebol  cego David Clarke, que entregou com a ajuda de um guia, o relé último a Margaret Maughan, o primeiro britânico campeão paraolímpico caldeirão de ouro, que vencendo, acendeu o mesmo utilizado nos Jogos Olímpicos e, com o fogo sagrado de acender novamente a capital britânica. A cantora Beverley Knight encerrou a cerimônia com os fogos de artifício iluminando o céu escuro Londres. 
Como nos Jogos Olímpicos de Londres, a mesma pira olímpica foi reacesa. Coreografia para lembrar os direitos de todos. A ex-arqueira Margaret Maughan conduz a chama olímpica. A performance do artista é emoldurada pela Lua.  Uma das cenas do show de abertura: o guarda-chuva vira um barco a vela. Um cadeirante desliza sobre fios suspensos no ar. O ator britânico Ian Mckellen, conhecido por papéis no cinema como Magneto, de 'X-men', e Gandalf, de 'Senhor dos anéis' participou da cerimônia. Acrobacias tiraram o fôlego da platéia. E encheram de cores e efeitos especiais a arena olímpica de Londres.  
Me emocionei do começo ao fim...




Nenhum comentário:

Postar um comentário