terça-feira, 14 de agosto de 2012

FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO DE MIAMI






Completa 16 anos, sem patrocínio, mas com a persistência de Viviane B. Spinelli e suas sócias, as irmãs Cláudia e Adriana Dutra. Problemas da crise econômica. Spinelli diz que apesar de ter menos ajuda financeira, a edição deste ano não deixa nada a desejar aos outros festivais. “O conteúdo do festival está lindo, e a gente está com um cinema maravilhoso com filmes belíssimos”, diz ela.  “Acho que é isso que vale no fim das contas”. 
Foi com esse mesmo espírito que deu início, em 1997, ao primeiro Brazilian Film Festival of Miami. Viviane foi estudar inglês na Califórnia e na volta passou uns dias em Miami visitando as amigas Cláudia e Adriana, as mesmas que hoje são suas sócias. As três amigas abriram a Inffinito Promotions, transformando um sonho em um dos eventos mais importantes da cidade. “O Brasil ainda era um pouco visto pelo estigma de futebol e samba.  Ninguém falava do lado cultural, dos filmes, teatro, da cultura brasileira”, conta Spinelli.  “A gente pensou, vamos fazer um festival de cinema brasileiro para mostrar a cultura por um outro prisma”.
A edição de lançamento foi realizada no cinema Bill Cosford, da Universidade de Miami, em Coral Gables, onde passa muitos filmes experimentais, estrangeiros e documentários, voltados para um público intelectual e apaixonado por cinema.  Vieram nomes importantes da grande tela do Brasil: Andrea Beltrão, Marieta Severo e Evandro Mesquita, e mostraram filmes premiados e celebrados, como “O Quatrilho”, de Fábio Barreto, “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil”, de Carla Camurati, “O pequeno Dicionário Amoroso”, de Sandra Werneck, “Como Nascem os Anjos”, de Murilo Salles, e “Terra Estrangeira”, de Walter Salles e Daniela Thomas, entre outros. “A gente não tinha noção da dimensão que poderia tomar isso”.
O sucesso foi tanto que a prefeitura de Miami Beach convidou o grupo para fazer o segundo festival no Colony Theatre, na Lincoln Road, com a noite de estreia em um telão ao ar livre. A sociedade cresceu e hoje a empresa é dividida em três operações: Inffinito Núcleo de Arte e Cultura e Inffinito Eventos e Produções no Rio de Janeiro, onde Cláudia e Adriana moram atualmente, e Inffinito Foundation, em Miami, onde está Viviane.
A INFFINITO apresenta cerca de 10 festivais de cinema brasileiro no mundo, da América Latina à Europa, passando por Vancouver no Canadá e Canudos no Brasil.
Spinelli nunca deixou de pintar ou perdeu sua paixão por arte.Seu próximo desafio agora é abrir uma galeria de arte em Miami. “A gente sempre tem que ter um sonho na gaveta”, diz. “Quando a gente para de sonhar, a gente para de ter razão para viver”.
O Festival de Cinema Brasileiro de Miami acontece entre os dias 18 e 25 de agosto. Serão exibidos 22 filmes, entre curtas e longa metragens da Mostra Competitiva no  Colony Theatre e Mostra Paralela no Miami Beach Cinematheque. 
O festival abre com uma programação gratuita do “O Palhaço”, de Selton Mello, no paredão ao ar livre no New World Symphony, em Miami Beach.
Para mais informações ou compra de ingressos visite 

Nenhum comentário:

Postar um comentário