quinta-feira, 30 de setembro de 2010

EUROPA EM ALERTA COM ATAQUES


Torre Eiffel - Paris.

Ataques terroristas contra Grã-Bretanha, França e Alemanha, planejados no Paquistão, foram descobertos pelos serviços de Inteligência, revelou nesta terça-feira o canal de televisão britânico Sky News. Ataques simultâneos eram planejados para Londres e grandes cidades francesas e alemãs, informou o Sky News, acrescentando que os planos estavam avançados, mas que as ações não eram iminentes.

Militantes radicados no Paquistão planejaram o ataque e foram rastreados por agências de espionagem por algum tempo, acrescentou a Sky News. As ações, similares à operação realizada em Mumbai, Índia, em novembro de 2008, onde um comando islâmico atacou simultaneamente vários objetivos, incluindo hotéis de luxo, na capital econômica da Índia, matando 163 pessoas, segundo fontes de inteligência citadas pela emissora.
 
Quando os investigadores descobriram o plano, o exército começou a ajudar os aliados europeus, rastrear seus organizadores no Paquistão, acrescentou a fonte. O relatório sobre o complô foi divulgado depois de alertas policiais, na França, sobre  iminente ataque terrorista, e no mesmo dia que turistas foram evacuados da torre Eiffel após um segundo alerta de bomba, este mês, no famoso cartão postal francês.

Na quarta-feira passada, a secretária americana para Segurança Nacional, Janet Napolitano, advertiu no Senado que os países ocidentais estavam sob a ameaça de um "plano no auge" de grupos islâmicos extremistas. "Todos constatamos que há uma atividade no auge de parte de um leque de grupos diversos", e é cada vez mais difícil prevenir isto, declarou Napolitano. Em mensagem enviada ao Senado, o chefe dos serviços antiterroristas americanos, Michael Leiter, considerou que a "Europa é o principal objeto de interesse da Al-Qaeda". 
 
As autoridades dos três países citados, no entanto, se negaram a confirmar oficialmente a existência do plano, embora tenham mantido seus níveis de alerta terrorista. O ministério do Interior britânico negou-se a comentar as informações, apesar de seu porta-voz assinalar que "sabemos que fazemos frente a uma ameaça real e séria do terrorismo no Reino Unido". Os governos da Alemanha, França, Grã-Bretanha, disseram não estar informadas sobre o complô.
 
Fontes policiais e dos serviços de inteligência americanos e europeus, citadas pelo canal ABC, afirmaram que as informações sobre o suposto complô se baseavam no interrogatório de um cidadão alemão suspeito de terrorismo e que foi capturado quando tentava voltar à Europa. Atualmente, se encontra detido na base americana de Bagram, no Afeganistão. Segundo um funcionário paquistanês que não quis ser identificado, muito provavelmente em função dessas notícias, o diretor da CIA, Leon Panetta, se reunirá com o presidente iraniano Asif Ali Zardari, o primeiro-ministro Yusuf Raza Gilani, o comandante-em-chefe das forças armadas, Ashfaq Kayani, e o chefe do ISI, os serviços secretos paquistaneses. A embaixada dos Estados Unidos, no entanto, não fez comentários a respeito.

Um alerta aos viajantes desavisados!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário