sexta-feira, 30 de abril de 2010


Voilá!

Eu e Diva Pavesi em Paris....


Claro que vamos circular muito até o grande dia do cerimonial da Academia de Ciências e Letras de Paris.

Desde já, estamos programando nosso grande encontro que será divulgado aqui na coluna e em todos os espaços que escrevo. Sendo a França terra de meu pai, só poderia dar bons frutos em tudo o que plantei por lá. E o que puder, trarei como dica aos viajantes que, como eu, amam Paris. Ficarei hospedada no lindo apartamento de Diva em Paris de 1 a 20 de junho, e estarei ao lado da irmã e amiga apoiando-a em seus projetos, contando muito de sua vida, seus sonhos e realizações.

Se você chegar neste período vamos nos encontrar em vários pontos. Por exemplo, em Versailles, nos 21 quilômetros que separam Paris do subúrbio de Versailles. É ponto certo visitar o palácio que um dia serviu de sede da monarquia francesa, em 1682. Desde então, o castelo fez parte de momentos históricos, como a assinatura do Tratado de Versailles, em 1919. Até hoje é usado pelo governo para reuniões importantes.


 
Chartres, a 90 quilômetros de Paris. A pequena cidade abriga a belíssima e mistica catedral em estilo gótico. Muito antes de sua construção, porém, Chartres já era frequentada por religiosos, desde que a Sacra Camisia (o manto que teria sido usado pela Virgem Maria no nascimento de Jesus) foi doada à cidade, em 876. Sempre vou porque muitas de minhas palestras e vivencias tem em Chartres o lugar certo. Com a Wisdown University.



Fontainebleau, perto de Versailles. O Castelo de Fontainebleau é pequeno, mas vale a visita. Seu jardim é uma atração à parte, sem contar as trilhas da Forêt de Fontainebleau - que fazem parte do parque regional Gâtina.

Giverny: a casa de dois andares em que o pintor impressionista Claude Monet morou durante 43 anos, até morrer em 1926, é a principal atração desta pequena cidade. Ela hoje abriga a Fondation Claude Monet.

Disneylândia: situada no subúrbio de Marne-la-Vallée, a versão francesa do mais famoso parque de diversões do mundo levantou polêmica ao ser inaugurado, em 1992. Hoje, considerada a maior atração turística da França, superando, em número de visitantes, os tradicionalíssimos Museu do Louvre e Torre Eiffel. Amo ir até lá, e me sinto livre e solta. Na Eurodisney. Mickey de Chanel. Pode?????

O jardim da Fundação Cartier é um belo lugar para se fazer um piquinique. Toda construída de vidro, a Fundação Cartier abriga grandes obras de arte..
 
Na CinéAqua, os turistas encontram o maior aquário da Europa, com mais de 3.500 km2 de comprimento e cerca de 500 espécies de peixe.
 
Uma das vistas mais belas de Paris pode ser conseguida do alto do Arco do Triunfo, monumento construído em homenagem ao exército francês.
 
Milhões de pessoas visitam o Louvre todos os anos para ver as mais de 30 mil obras expostas no museu. Entre elas, está a "Mona Lisa", de Leonardo Da Vinci.
 
Em forma de templo grego clássico, a igreja de la Madeleine começou a ser construída por volta de 1764. As obras foram interrompidas durante a Revolução Francesa e retomadas em 1805.
 
Contruída em 1163, a Catedral de Notre Dame é considerada o marco zero de Paris e um dos principais exemplos da arquitetura gótica no mundo.
 
O Museu d'Orsay já foi uma estação ferroviária. Hoje, seus corredores abrigam obras de grandes artistas, como Renoir, Monet e Van Gogh.
 
Estabelecida em 1862, a Laduree é a doceria mais tradicional de Paris. A cada estação, a casa cria uma nova versão dos seus tradicionais "macarrons".
 
O Musée de l'Orangerie é uma galeria de arte localizada dentro da antiga estufa do Palácio das Tulherias e possui obras de mestres como Cézanee, Matisse e Picasso.
 
Fundada em 1669, a Ópera Garnier é considerada uma das obras-primas da arquitetura neobarroca e pode abrigar até 1979 espectadores.
 
Localizado na parte oeste do Louvre, o Musée des Arts Decoratifs abriga móveis, cerâmicas, imagens religiosas e outras peças de decoração históricas

Nenhum comentário:

Postar um comentário