sexta-feira, 30 de abril de 2010



De Brasil/França

atuando desde já....


Mais uma vez de partida, vejo que a moda comunga mesma linguagem no mundo todo. O Fashion Minas Moda Primavera verão 2010/2011, embolou o meio de campo. A moda no melhor estilo. Aliás, sempre saiu de Minas para o mundo. Compradores do mundo todo circulam por lá. Bombou com milhares de novidades entre os 170 expositores com seus acessórios e marcas catalogadas. Mais de 5.000 pessoas todos os dias, de todos os lugares do mundo. O Azul Avatar impera no tema do encontro: "Água"....... Já na França, a novidade para a primavera-verão 2010 de moda grifada, acessível, são os tênis da Pataugas desenvolvidos pelo francês Jean Paul Gaultier. O estilista criou três modelos diferentes – cano alto, cano baixo e bailarina – em estilo navy, inspirados na tradicional camiseta marinière francesa. Gaultier garante que é uma das referências mais presente em suas criações. Os modelos estão disponíveis nas lojas Pataugas e Jean Paul Gaultier, com preços entre 139€ e 179€.

Na Paris Fashion Week, as pochetes desfiladas na coleção primavera-verão 2010 da Louis Vuitton, deixaram abertura. O tal acessório chamado por muitos de cafona ou brega aparece em vários desfiles, algumas usáveis. Na semana de moda em Nova York, as pochetes estavam em todos os desfiles. Oscar de la Renta, propõe o uso com um vestido longo e todo bordado.....  Marc Jacobs, desfilou pochetes em sua marca, em NY...... Jonathan Saunders e Ashish em Londres..... D&G em Milão. E, as marcas pop Diesel e Top Shop, que já correram para criar seus modelitos....... Por enquanto, não são uma febre em Paris, mas alguns modelos desfilam nas ruas da cidade por alguns fashionistas.......


Ah Paris, Paris dos sonhos, lá vamos nós, seja lá de forma for.... E com varias novidades. Atention: de abril a setembro, a linha de ônibus Balabus atravessa a Cidade Luz exibindo seus principais pontos turísticos. Quer descobrir os mistérios de Paris gastando pouco, pegue o ônibus Balabus. A tarifa é a mesma de um bilhete simples de metrô ou ônibus: 1.60 euros.  De abril a setembro, aos domingos e feriados, a linha especial convida turistas e parisienses a conhecer melhor a história e arquitetura da cidade. Faz um circuito turístico pelos principais pontos da capital francesa.  Entre a Gare de Lyon e o grande arco da La Défense, o passeio permite contemplar lugares famosos como as Pirâmides do Museu do Louvre, a Praça Concorde, a Avenida Champs-Elysées, o Trocadéro, a Torre Eiffel, entre outros.

Atenção: não é possível descer e subir no Balabus com o mesmo ticket. Quem prefere esse tipo de passeio deve procurar outras empresas de ônibus turísticos, como a Les Cars Rouges (24 euros por dia) e a Paris Open Tour (29 euros por dia). Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a Catedral de Sacré Coeur, o Museu do Louvre e outras tantas atrações de Paris são apenas algumas das razões que fazem da capital francesa um dos principais destinos turísticos. Em passeios menos tradicionais, o visitante tem a oportunidade de descobrir a cada dia um novo motivo para amar e voltar sempre que possível à "Cidade-Luz", como é conhecida.


Restaurantes, lojas e outros programas tipicamente parisienses se escondem nos bairros mais afastados do centro, ou mesmo nas ruas menos conhecidas de Saint Germain des Prés, Montparnasse e Montmartre. Cortada ao meio pelo Rio Sena, Paris é dividida em 20 distritos, os “arrondissements”, distribuídos em forma de espiral, em sentido horário, a partir do Museu do Louvre. Por isso, os “arrondissements” mais centrais são os de números menores, enquanto os mais distantes são os de números maiores.

Das principais atrações:  Arco do Triunfo - Metrô Charles-de-Gaulle-Etoile. Em 1806, Napoleão Bonaporte ordenou a construção do monumento, que fica numa das extremidades da Avenida Champs-Élysées, em homenagem ao exército francês. Com a queda do imperador, em 1815, as obras foram interrompidas e só concluídas em 1836. Do alto do arco, de aproximadamente 50 metros de altura, a vista de Paris é deslumbrante. ....  Catedral de Notre-Dame - 6 place du Parvis Notre-Dame. Metrô Cité ou St-Michel. Rodeada pelas águas do Rio Sena, a famosa catedral, estilo gótico, é o marco zero de Paris. Em frente à fachada ocidental há uma placa de bronze a partir da qual é calculada a distância entre a cidade e outros pontos da França. Fundada no século 12, é dedicada à Maria, mãe de Jesus. .....  Cimetière du Père-Lachaise - 16 rue du Repos. Metrô Père-Lachaise ou Philippe Auguste. Onde estão enterrados Oscar Wilde, Honoré de Balzac, Maria Callas, Edith Piaf, Jim Morrison, Marcel Proust, entre outras figuras ilustres, é um dos passeios mais populares de Paris. Foi aberto em 1803. Pra quem gosta (Hurrrrrr), é prato cheio....

Hôtel des Invalides - Place des Invalides, 7e. Metrô Latour-Maubourg, Varenne, Invalides ou St-Francois-Xavier . Luís 14 ordenou a construção do palácio, onde deveriam ser enterrados os militares inválidos, em 1670. Desde então, figuras importantes do exército também têm sido sepultadas ali, como Napoleão Bonaparte. ..... Le Musée du quai Branly - 206-208 rue de Université. Metrô Alma-Marceau. Concebido pelo arquiteto Jean Nouvel, às margens do Rio Sena, o museu apresenta 3.500 obras da África, Ásia, Oceania e Américas. As peças vieram do Musée des Arts Africains et Oceaniens, do Louvre e do Musée de l'Homme. O jardim, com 180 árvores de mais de 15 metros..... Musée d'Orsay - 1 rue de Bellechasse, 7e. Metrô Solférino. Às margens do Sena, o edifício abrigava originalmente uma estação ferroviária. Nas 80 galerias do museu estão expostas obras datadas de 1848 a 1914 de nomes como Paul Gauguin, Van Gogh e Rodin. As telas dos impressionistas Manet, Renoir e Monet.....  

Musée du Louvre - 34-36 quai du Louvre. Metrô Palais Royal-Musée du Louvre. O Palácio do Louvre foi sede da monarquia francesa até o reinado de Luís 14, que o trocou pelo Palácio de Versalhes. Um dos maiores museus do mundo, o Louvre tem cerca de 30 mil obras expostas, entre elas a concorrida “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci. A controversa pirâmide de vidro, na entrada do prédio, foi inaugurada em 1989.....  Sainte-Chapelle - 4 bd. du Palais. Metrô Cité, St-Michel ou Châtelet-Les Halles. Construída em 1246 por Luís 9, esta capela foi erguida para abrigar as relíquias sagradas da crucificação de Cristo. A coroa de espinhos foi comprada do Imperador de Constantinopla por três vezes o valor usado em toda a obra. Impressiona pela quantidade de vitrais que ilustram quase toda a história da Bíblia....  T orre Eiffel - Champ de Mars. Metrô Trocadéro, Ecole Militaire ou Bir. As filas para chegar ao topo da torre, de mais de 300 metros de altura, costumam ser enormes, principalmente na alta estação, mas a vista, compensa. Construída em 1889, a Torre Eiffel pode ser vista, em um dia de céu claro, a 65 quilômetros de distância. ......   

Musée Picasso - 5 rue de Thorigny. Metrô St-Paul, Filles du Calvaire ou Chemin Vert. O museu abriga o maior acervo do pintor espanhol. São 203 pinturas e 158 esculturas, entre outras obras. O estudo para o famoso quadro “Les Demoiselles d'Avignon”, que inaugurou o Cubismo em 1907, também faz parte de seu acervo.

Os clics de Paris fui fazendo durante várias viagens e agora retomo com vídeos que trarei aqui na coluna e site. Mas, aguardem Portugal, que eu realmente conheço. Vão se surpreender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário