sexta-feira, 30 de abril de 2010


Campo de Concentração

nos EUA???????


Mal cheguei de lá, e as noticias pegam feio por aqui. Claro, porque se a moda pega, o território americano  vira fácil um imenso campo de concentração. Já não chega o que os milhares de brasileiros se humilham por lá com o tipo de trabalho que se sujeitam a fazer, as dependências dos coiotes seja por terra ou por mar, agora, a governadora republicana do Estado do Arizona, Jan Brewer, assinou uma lei na sexta-feira, depois de aprovada pelos legisladores estaduais, que transforma em crime a imigração ilegal. Vamos lá, lei discriminatória e covarde. Lei que autoriza os policiais do Estado do Arizona a pedirem documentos e prenderem qualquer um que eles considerem suspeitos. A partir dessa lei, a polícia tem carta branca para prender e arrebentar. A palavra da vítima não terá nenhum valor; é apenas um imigrante ilegal.

A lei de Dona Brewer atende aos mais radicais políticos e mídia conservadora dos Estados Unidos, capitaneada por Glenn Beck, o Jabor da TV americana. Eles pregam a adoção de medidas mais duras contra os imigrantes indocumentados e os culpam pelos males do país. Esquecem a extraordinária força de trabalho. Se não recolhem mais impostos é porque não são legalizados. Para quem não sabe, há nos Estados Unidos de 10 a 12 milhões de imigrantes indocumentados, a grande maioria formada por mexicanos. Só no Arizona, 460 mil.

A lei criou indignação geral na comunidade hispânica, o maior grupo minoritário do país, com quase 10% da população. É a primeira vez na história do país - - que pretende dar lições de democracia ao mundo - - que a polícia tem o direito de prender e punir alguém pelo simples fato de não possuir um visto. A lei do Arizona terá consequências: a primeira delas será a resposta da Casa Branca, que já acionou seu departamento jurídico para se manifestar sobre a legitimidade de uma lei estadual se sobrepor a um assunto da competência federal , como é a política migratória; outra, é de natureza política, a força do eleitorado hispânico. Eles marcharam com Obama na eleição presidencial confiando na promessa de campanha de prioridade para a reforma imigratória. Obama não teve tempo. Passou todo primeiro ano de governo tentando debelar a crise econômica e aprovar sua sonhada reforma do sistema de saúde.

Ou o governo Obama entra com tudo no assunto, como fez com a reforma da saúde, ou a Lei do Arizona pode se espalhar e transformar os EUA em um imenso campo de concentração. Políticos de San Francisco, Los Angeles e Washington organizaram nesta quinta-feira, 29, um boicote ao governo e a algumas empresas do Arizona. O grupo ativista Care2 lançou na internet o site "Boycott Arizona!" (Boicote o Arizona!), que promove o boicote ao governo do Estado e a empresas que apoiem políticos do Estado. Vários grupos de defesa dos direitos humanos e o próprio presidente Barack Obama pediram que o Departamento de Justiça reavalie a validade da lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário