segunda-feira, 29 de março de 2010

Leões marinhos de São Francisco

mudam para Oregon


Centenas de leões marinhos que subitamente sumiram do cais de San Francisco Bay's 39 Thanksgiving passado aparentemente encontraram uma nova casa em outra atração turística - 500 quilômetros ao norte na costa do Oregon. Milhares de leões marinhos da Califórnia começaram a aparecer em dezembro no Sea Lion Caves, onde leões-marinhos vivem em cavernas.

Os leões marinhos da Califórnia parece ter feito a viagem por causa de uma abundância de anchovas no local de Oregon, a 11 quilômetros ao norte da cidade de Florence. Os cientistas dizem que não há nenhuma maneira de dizer que muitos dos recém-chegados vieram de Pier 39, onde os números caíram de um pico de 1,701 em outubro, para apenas 20 até o final de novembro. Mas é provável que alguns fizeram, pois eles facilmente nadam 100 milhas por dia à procura de alimento entre o México e Alasca.
Alguns dos recém-chegados da Califórnia entraram na caverna, mas a maioria parece preferir uma praia próxima das rochas.

Kim Raum-Suryan, um biólogo da Newporttfield Marine Science Center, observou que o número de leões-marinhos na Califórnia Heceta Head dobrou para cerca de 5.000 em dezembro e, como outros cientistas, os números para a resposta mais simples é a comida: "Minha intuição é que tem algo a ver com o aquecimento dos oceanos. O El Niño fora de Califórnia, está conduzindo os leões marinhos para o norte", disse ela.

Há menos arenques em San Francisco Bay, e um declínio geral dos produtos do mar levaram os animais para fora da Califórnia no verão passado desencadeand uma die-off de leões-marinhos jovens. Enquanto isso, as anchovas abundantes nas águas de Oregon - tão abundante que os pelicanos marrons que normalmente passam o inverno na Califórnia, também estão aportando por la - -, disse Bob Emmett, um biólogo da pesca de NOAA Fisheries Service, em Newport.

Saber qual dos leões recém-chegado do mar em Oregon Sea Caves são visitantes do Pier 39 seria difícil confirmar. Muitos leões marinhos são marcados, e Raum-Suryan tem registrado as marcas que ela vê nos leões marinhos na Heceta Head. Mas ela ainda não encontrou alguém que fez o mesmo no Pier 39.

O diretor de relações públicas de Alcatraz, Sue Muzzin ficou super feliz ao ouvir algumas dezenas de leões de mar berrando na ultima quinta-feira, e espera que todos que estão em Oregon deixem seu coração em San Francisco: "As pessoas estão tirando fotos da doca Porque é tão atípico", disse ela. "Você não percebe o quanto você sente falta deles 'til they're gone."

Nenhum comentário:

Postar um comentário