sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

V Conferência da ONU
sobre Mudança do Clima
diz que Recife vai desaparecer


Foi um choque para quem estava lá! Numa das principais praças de Copenhague, no centro de uma exposição dedicada a 100 lugares para serem visitados antes que desapareçam, um painel com o Recife e uma foto da praia de Boa viagem. Na praça, coberta de neve, as pessoas fazem fila e tiram foto dessa exposição realizada por uma ONG dinamarquesa com base nos relatos do IPCC, o painel técnico da ONU sobre mudanças climáticas, que conta com mais de 2.500 cientistas.

A escolha do Recife, como um dos 100 lugares no mundo a se visitar antes que desapareça, teve resposta: “Os relatórios técnicos do IPCC sobre os riscos para cidades costeiras, e a situação particularmente crítica do Recife. E, em segundo lugar, a importância, história e população da capital.”

Somos o número 18 entre 100 localidades que, dizem eles, devem desaparecer. No texto em inglês abaixo da grande foto de Boa Viagem, falam um pouco das nossas origens, história, cultura. E destaca que tivemos a primeira sinagoga das Américas, durante o período nassoviano.

O mundo começa a nos encarar como uma espécie de Jurassic Park, não vemos o mundo. Estamos cegos para o mundo, para as mudanças que virão, que já não são uma possibilidade, mas uma realidade presente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário