segunda-feira, 30 de julho de 2018

QUE TRISTE SINA DO ATOR JOSÉ MAYER...



Tão jovem aos 68, fazendo um tratamento contra granulomatose com poliangiite (GPA), mesmo tendo recebido alta no domingo (29), após 30 dias internado. A GPA faz parte do grupo de doenças chamadas vasculites, que inflamam os vasos sanguíneos e reduzem o fluxo sanguíneo para órgãos e tecidos, causando danos.

Problema raro que acontece com pessoas com mais de 50 anos. “No passado, ela matava todo mundo. Em dois anos a sobrevida era de 20%. Hoje, com diagnóstico precoce, se seguir o tratamento sobrevive e leva uma vida normal”, diz  Dawton  Torigoe, reumatologista do Hcor e chefe da disciplina de reumatologia da Santa Casa de São Paulo.

Na doença autoimune, a parede dos vasos é agredida pelo sistema imunológico do corpo, provoca inflamação de artérias e vasos, principalmente no rim e no pulmão. Nos sintomas, a insuficiência renal e hemorragia pulmonar, neuropatias, dormência e formigamentos, manifestações na pele, manchas, problemas nas vias aéreas superiores, descargas nasais como sinusite, problemas na glote, dificultando a respiração, erosão da cartilagem do nariz, deformando-o.

Que horror sentir tudo isso e a GPA não tem cura, mas tem tratamento a base de corticoesteroides. Ou outros processos.

A GPA existe para quem tem ou teve algum familiar com uma doença autoimune. Ou estresse, mas não há formas de prevenção. É tratamento e acompanhamento médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário