sábado, 4 de novembro de 2017

De onde vem tanto lixo no mar do Caribe?????





É um verdadeiro 'mar de lixo' com objetos descartados como plástico, animais mortos, potes, talheres de plástico, roupas velhas, seringas e corpos flutuando entre as costas da Guatemala e de Honduras que periodicamente chega às praias... 

Fiquei sabendo da sujeira toda porque viralizaram nas redes sociais nas últimas semanas através da fotógrafa britânica Caroline Power mostrando as águas próximas à ilha turística de Roatán, cobertas de uma massa de detritos de todos os tipos.

Após a publicação, os governos fizeram uma reunião rápida para discutir soluções para o imbróglio que se estende há mais de três anos, mas quem é o principal responsável pelos derramamentos?



Honduras acusa seu vizinho de causar a poluição que atinge as praias de Omoa, Puerto Cortés e as Ilhas da Baía. A Guatemala diz que é o país vizinho que derrama o lixo que o afeta. No final, o governo de Tegucigalpa deu a seus vizinhos guatemaltecos cinco semanas para controlar os vazamentos.

Os moradores cansam de limpar e reclamar do lixo às autoridades há alguns anos das pilhas de lixo por todos os lados, ante a passividade das autoridades municipais. Um pesadelo.



O ministro dos Recursos Naturais e Meio Ambiente de Honduras José Antonio Galdames, disse à BBC que “O PROBLEMA DO LIXO QUE CHEGA AO PAÍS ESTÁ SE TORNANDO INSUSTENTÁVEL".... "AS PESSOAS NÃO QUEREM IR À PRAIA PORQUE TÊM MEDO DA CONTAMINAÇÃO. NÃO É BOM SE DEITAR EM UMA AREIA ONDE VOCÊ COLOCA SUAS COSTAS E HÁ UMA AGULHA EMBAIXO, OU VOCÊ ENTRA NA ÁGUA E FICA COM MEDO DE ENCONTRAR ALGO CONTAMINADO", afirma. 

A barreira de coral, a segunda maior do mundo, é uma das principais afetadas pelo lixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário