segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Jornalista Baby Garroux: Lavagem da escadaria da igreja de La Madeleine em Paris mais um ponto de encontro cultural brasileiro de rua...





Muita gente pode curtir durante cinco dias, de 31 de agosto a 04 de setembro, a 15ª edição da festa, na Paróquia da Madeleine, este ano com o tema  «A Paz entre os povos» reunindo artistas brasileiros e franceses conhecidos do público.

A Lavagem de La Madeleine é uma homenagem às baianas que anualmente lavam as escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim em Salvador. A cerimônia inicia quando um padre da Igreja de La Madeleine e um babalorixá – vindo diretamente de Salvador, proferem em conjunto, a missa de abertura: Rosário dos pretos. Depois apresentação de coral composto de cantores brasileiros residentes na França e alguns franceses.

A festança aconteceu neste domingo (04/09), em Paris com organização do baiano de Santo Amaro da Purificação, Robertinho Chaves, de vendedor de picolés na infância em Santo Amaro e em Paris fez carreira como dançarino do grupo Kaoma e agora cantor do espetáculo “Paradise latin. Os padrinhos foram a ex-modelo e apresentadora de televisão na França, a carioca Cristina Cordula e o ator Vincent Cassel.


Eu vivia em Paris e, em 1998, com a Copa da França, decidi fazer algo para movimentar a imagem do Brasil e a comunidade brasileira local. Percebi que a lavagem podia cumprir esse papel, um evento tão bonito, que trago comigo desde Santo Amaro. A ideia foi fazer o evento na Basílica de Sacré Coeur, mas não tive acesso ao padre e não consegui ser recebido por nenhum responsável da igreja. Um brasileiro preto e nordestino querendo falar, eles deviam achar que era um maluco”, disse o produtor.

Conseguiu autorização da polícia para realizar a lavagem, mas não na basílica, e sim na praça em frente a ela. Esperou dois anos para retomar o projeto, e conseguiu autorização da Paróquia da Madeleine, de orientação mais progressista.



A cerimônia nasceu dos negros, que lavavam a escadaria para os brancos entrarem na igreja. Madalena era uma prostituta, também sofria perseguições e preconceito da sociedade. O padre de lá tinha outro conceito, viu a manifestação como algo cultural, que envolve samba, capoeira. Ele entendeu que não havia conflito com o catolicismo.”

A plateia mudou muito. Não só com participantes da comunidade brasileira em Paris, e hoje conta com franceses e turistas de passagem pela cidade. Participaram este ano 50 mil pessoas com Caetano Veloso cantando de graça, grupo de percussão afro-brasileira, Teresa Cristina, Roberto Mendes, grupos de capoeira e oficinas de percussão, tambores dos grupos Batala, Yolanda do Brasil e Tribo de Londres.




Nenhum comentário:

Postar um comentário