segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Jornalista Baby Garroux: Ingrid Betancourt ex-refém das Farc (de fevereiro de 2002 a julho de 2008), e ex-candidata presidencial fala sobre o cessar-fogo entre a guerrilha e o governo.




Será um grande sapo que todos os envolvidos em mais de 50 anos de confronto terão que engolir. Teremos que ser nobres e grandiosos se quisermos que isso funcione. Se continuarmos a agir como baratas, não irá funcionar", disse Betancourt.

O acordo de paz permitirá reforçar as instituições democráticas na Colômbia. Mas será preciso julgar eventuais responsáveis por crimes de guerra. Esperamos que a justiça venha num segundo estágio. Agora é como um adiantamento, no que esperamos que seja uma garantia para novas gerações não testemunharem e não serem submetidas à violência que vimos na Colômbia até agora."

O cessar-fogo bilateral e definitivo encerra a insurgência do grupo guerrilheiro de inspiração marxista, iniciada em 1964. Conflito armado de mais de 52 anos, em que mais de 260 mil pessoas morrerem, quase sete milhões foram desalojadas e dezenas de milhares desapareceram.


É um bom começo, mas ainda luto para tentar perdoar os responsáveis pelo meu sequestro. Estou tentando. A vontade está lá. Sei que é importante perdoar, porque é o meu caminho para a liberdade. Se não perdoar estarei acorrentada à minha sede de vingança. Acho também que perdoar é o caminho para a Colômbia. Precisamos deixar a guerra e o ódio para trás."

Nenhum comentário:

Postar um comentário