terça-feira, 30 de agosto de 2016

Jornalista Baby Garroux: está solteira, procura marido, é a chance....


A solidão deles, é de dar pena...

Deixando um pouco de lado a piada, balela, sei mais o que dos discursos políticos, fui conhecer a cidade dos homens solteiros, ou ‘galho seco’ como são chamados....

O mulherio reclama que não tem homem e eles, ‘que as mulheres desapareceram’...

Tudo acontece no vilarejo de Laoya, na região rural da província de Anhui, no leste da China. Não casou até os 20 anos na China, é considerado ‘carta fora do baralho’. Assim eles se recolhem no 'Vilarejo dos solteiros' ou Laoya (significa "Pato Velho"), mas se você estiver interessada é um local que leva uma hora de carro em estrada de terra, e depois deve encarar uma trilha de terra. O local é isolado e o transporte é muito difícil, não pode atravessar o rio quando chove. É pegar ou largar.

O vilarejo tem mais de 100 homens entre 30 e 55 anos solteiríssimos.

Este já não sabe mais o que fazer.... nenhuma se habilita???

A China tem mais homens do que mulheres e, atualmente, existem cerca de 120 meninos para cada cem meninas. A cultura favorece os homens, e a política do filho único do Partido Comunista chinês levou a abortos obrigatórios e excesso de nascimento de meninos a partir década 1980.

Os pais chineses têm papel importante arrumando casamentos para os filhos. As casamenteiras são comuns nos vilarejos do país. Elas foram até a vila para arrumar esposas para os solteiros, mas acharam o local impróprio.

O sonho delas é Xangai...

O mulherio da atual China quer mais é trabalhar, ter vida própria, independente e não aceiram esse tipo de vida. Elas vão pra Xangai melhorar condições, melhor salário e encontrar um marido. Os homens pela tradição cuidam dos pais idosos, ou alguém mais velho na família.

O presidente Xi Jinping disse acreditar que nada pode atrapalhar uma família forte e tradicional. A nova lei introduzida na cidade de Xangai no começo de 2016 determina punições para filhos que não visitam os pais.

Na China, segue crescente os problemas da vida na zona rural: fuga da pobreza, ligação com a terra, o desequilíbrio entre os gêneros e o dever de cuidar dos pais e familiares idosos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário