quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Descoberta em Éfeso nas ruínas....







Fui até lá para ver de perto algumas descobertas neste mágico lugar, Éfeso.... nome vem do grego e significa “abelha”, porque na primavera é comum aparecerem muitas abelhas por lá. Em pleno verão enfrentando temperaturas acima de 45º. Trajeto longo e não existem sombras...

Éfeso foi uma das cidades mais ricas de sua época e importante centro do cristianismo, cheio de história e cultura. Cidade construída e reconstruída cinco vezes. A primeira, do século XI a.C, era uma cidade grega, e a última foi construída pelos romanos no século II D.C., e são desta cidade as ruínas. Há 650 anos a cidade está sendo escavada, e ainda hoje apenas 20% foi descoberta.



As escavações continuam por toda parte, ainda há muito para se conhecer, um dos maiores sítios arqueológicos do mundo. E agora a mais nova descoberta que trago nas fotos.


Antes, um vale fértil, com um golfo que abrigava um importante porto de carga internacional. Com cerca de 500.000 habitantes, era uma das maiores cidades da Ásia e o povo comerciante, um dos mais ricos. Centro comercial, religioso e político. Capital do Império Romano na Ásia, tinha grande poder econômico devido ao comércio e aos impostos. População que admirava as artes, refletida em sua arquitetura clássica.



A fama e riqueza acabaram 600 D.C. após terremoto quando a cidade foi destruída e soterrada. O mar e os rios inundaram o golfo por 15km para dentro do continente.  Os que sobreviveram abandonaram a cidade e hoje não se vê mais o golfo; ficou soterrado.



As ruínas de Éfeso têm uma entrada por Kusadasi e outra pela Porta de Magnésia, conhecida como “porta de cima”, por onde a maioria dos turistas entram. Após o Odeom, os Templos dos Políticos, sendo um deles dedicado a Júlio César. Na seqüência o “Prytaneo”, onde ardia permanentemente o fogo sagrado e era o centro político da cidade. Logo na entrada a deusa gregas Nice (Niké em grego), cujo nome significa "vencer". Representa a deusa carregando uma grinalda na mão esquerda e um ramo de tâmaras na outra.




Foi inspirado nessa deusa que empresários americanos criaram o logotipo da famosa marca de tênis Nike com a asa vista ao contrário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário