sábado, 15 de março de 2014

Caso complicado entre Masp e herdeiros de Oscar Wassermann






A pintura ‘O Casamento Desigual’ (1525-1530), atribuída a um seguidor do artista flamengo Quentin Metsys, gerou um enorme kerekê entre herdeiros do judeu alemão Oscar Wassermann que reivindicam a obra, e o Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).
"Não tivemos até agora uma resposta do Masp", afirma o advogado Henning Kahmann, do escritório berlinense Von Trott zu Solz Lammek, que representa os requerentes. 
Segundo documento enviado ao museu, Heddy e Karin, filhas de Oscar Wassermann, de família de banqueiros e morto em 1934, foram forçadas a vender a pintura em 1936 para poderem pagar a "taxa de saída" imposta pelo governo nazista alemão aos judeus que tinham outra saída a não ser emigrar do país.
O óleo sobre madeira caiu no mercado de arte. Foi doado, em 1965, pelo barão Thyssen-Bornemisza ao museu brasileiro. Em comunicado, o Masp diz que "tem como norma não se pronunciar sobre eventuais dúvidas relativas à procedência de obras de seu acervo".
Henning Kahmann conta que o contato com o museu ocorreu em 2011, por meio de uma carta traduzida para o português. "Sem reação", afirma, o escritório de Berlimn.
Contatou em abril de 2013, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico paulista (Condephaat). "Sabemos que o caso leva tempo", diz o advogado. "Seria justo se o Estado de São Paulo restituísse a obra que foi doada ao Masp", completa Kahmann sobre um possível acordo entre as partes baseado nas resoluções da Conferência de Washington de 1999 sobre os bens confiscados de judeus durante o nazismo.
Um ex-curador do Masp, conta que a instituição já foi objeto de investigação das comissões de famílias judaicas expropriadas e que "sempre teve suas aquisições completamente legitimadas".
O museu é um lugar público em que as obras estão acessíveis de uma forma geral. Mas é normal que se você fosse da família, você se sentiria de outra maneira.
'O Casamento Desigual' é um exemplar importante na formação de um conjunto de arte flamenga da instituição.

O museu é vítima nesse caso da história triste da humanidade.

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