sábado, 14 de agosto de 2010

Mês de Ramadã


Da Revista Arabesq: o quarto pilar do Islã (arkan al-Islam), o Jejum (Saum) no mês de Ramadã (o nono mês do calendário lunar islâmico), foi inicialmente um ato voluntário de abnegação mas tornou-se uma obrigação para a prática do islamismo como citado no (C:2 V:185) do alcorão sagrado. Neste mês, do nascer ao por do sol, o muçulmano se abstém de comer, beber, fumar e praticar atos sexuais. Todo muçulmano adulto tem que praticar este dever (exceção de mulheres grávidas ou amamentando, doentes, viajantes e trabalhadores em trabalho pesado;e x.construção). Esses compensam de outras formas ou realizar o jejum em outro momento. O jejum é obrigatório não representando perigo à vida do muçulmano. Autodisciplina física para purificação interna e agradecimento a Deus pelas conquistas na vida.

Durante o mês, muçulmanos são unidos pelo jejum e tendem a se aproximar do seu semelhante e de seus familiares que se reúnem diariamente para o desjejum. Ramadã é um período de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade, e vivência profunda da fraternidade e dos valores da vida familiar. Pede-se ao fiel maior proximidade dos valores sagrados, leitura mais assídua do Alcorão, freqüência à mesquita, correção pessoal e autodomínio. Além das cinco orações diárias (salá), durante este mês sagrado recita-se uma oração especial chamada Taraweeh (oração noturna).

De acordo o profeta Maomé (Muhammad S.A.A.S.), Deus considera o jejum como o melhor das orações, porque só ele e o praticante é que sabem sobre a sua veracidade. A 27ª noite de Ramadã chamada de “Noite do Destino” (Laylat al-qadr) é muito importante. Nela o profeta Maomé (Muhammad S.A.A.S.) recebeu a primeira revelação divina. A data é comemorada com festividades religiosas e familiares e doações de presentes e alimentos aos pobres.

Para suportar o jejum de comida e bebida durante o dia, antes da alvorada, o muçulmano realiza uma refeição chamada (su-hoor) que substitui o café da manhã. Em muitas cidades árabes ainda é possível presenciar a tradição do (Messaher) um homem cuja função é andar pelas vilas e ruelas dos bairros batendo em um pequeno tambor e gritando ou cantando para acordar os fieis para o SuHoorAo término de cada dia, o jejum é finalizado com uma oração e uma refeição especial tomada em conjunto, chamada iftar (árabe: إفطار). O iftar reune os membros da família e amigos numa celebração de fé e de alegria. Após a refeição, é prática social sair com a família para visitar amigos e familiares.

Muitos praticantes de outras religiões são convidados a partilhar este momento de convívio e é cada vez mais freqüente que cristãos ofereçam e celebrem um iftar para os seus amigos muçulmanos. As Tvs acompanham o Adan que informa ao muçulmano que já pode desjejuar. Ocorre quando a lua nova é avistada no céu no fim do mês de Ramadã, isto quer dizer que o mês de Shawwal inicia-se, dando fim ao mês de Ramadan. No primeiro dia deste novo mês, ocorrem feriados de 3 dias consecutivos. Nesse feriado é praticada a distribuição de alimentos e presentes para os pobres e familiares, especialmente as crianças são presenteadas com roupas novas e brinquedos. O simbolismo religioso e festivo da data pode ser comparado ao Natal do cristianismo. Em muitas cidades islâmicas grandes celebrações são realizadas para o EId al Fitr.

Coincidindo com o início do mês do jejum do Ramadã, a Arábia Saudita inaugurou nesta quarta-feira um relógio gigante, um dos maiores do mundo, em frente a grande mesquita da cidade muçulmana sagrada de Meca. O relógio foi fixado a 400 metros de altura, pode ser visto a partir de qualquer ponto de Meca até uma distância de 25 quilômetros. A atual posição não é definitiva. No futuro o relógio será colocado, com suas quatro faces, em cima de um arranha-céu a 600 metros do solo. Os visitantes serão levados ao topo pelo maior elevador já construído no mundo.

O relógio fica em frente à grande mesquita de Meca, local ao qual se dirigem os muçulmanos do mundo inteiro para as cinco orações diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário