terça-feira, 7 de agosto de 2018

O que acontece com os imensos tubarões encontrados mortos e sem o fígado????




Os tubarões brancos (Carcharodon carcharias) encontrados em praia na África do Sul, com corpos intactos mas sem o fígado, tem marcas de dente das orcas (Orcinus orca). São enormes, com cinco metros de comprimento e pesam 1,1 tonelada.
Esta espécie, caça tubarões extraindo os órgãos com precisão.
Fui pesquisar na BBC que conversou com a bióloga marinha Alison Towner, da fundação sul-africana Dyer Island Conservation Trust, que analisou os restos mortais dos tubarões brancos.
"Estamos falando de animais enormes. Ao ver os tubarões, não suspeitamos, a princípio, que faltava um órgão. Mas quando viramos os animais, observamos que havia uma grande ferida sob as nadadeiras peitorais. E à medida que continuamos nossa análise, vimos que não tinham fígado que pode pesar cerca de 90 quilos, um órgão enorme, mas as orcas o extraíram com grande precisão", completa.



A vantagem das orcas na hora do ataque é a estratégia de ação coordenada contra os tubarões brancos, geralmente animais solitários.
Mas por que as orcas descartam as carcaças dos tubarões?????
O fígado dos animais - pesquisei - 
contém quantidade de esqualeno, composto que fornece energia e nutrientes em abundância, são ricos em lipídios e verdadeiro depósito de energia, que contém vitamina C, B12, A, ferro, niacina, sódio e carboidratos, entre outros nutrientes.....
A natureza marinha como tantas outras pode ser selvagem se deixarmos de lado a lei da sobrevivência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário