terça-feira, 3 de abril de 2018

MUITA TENSÃO NA VISITA DE MALALA YOUSAFZA AO SEU PAÍS PAQUISTÃO, MAIS DE CINCO ANOS DEPOIS DE TER SIDO FERIDA EM ATENTADO TALIBÃ.




Confesso que fiquei atenta a visita da vencedora do Nobel da Paz Malala agora com 20 anos de idade, que chegou na quinta-feira e partiu nesta segunda-feira (2) do Paquistão, após visita surpresa de quatro dias, retornando para o Reino Unido, onde mora há cinco anos com sua família.

"MALALA YOUSAFZAI E SUA FAMÍLIA PARTIRAM DE ISLAMABAD PARA RETORNAR A SUA CASA", afirmou o governo paquistanês.

Malala tinha um blog com apenas 11 anos de idade, no site da BBC em urdu, a língua nacional do Paquistão. Escrevia com o pseudônimo GUL MAKAI descrevendo o pânico que dominava o vale de Swat sob o domínio dos extremistas. Os talibãs que foram expulsos do vale pelo exército em 2009, acusaram Malala de veicular "PROPAGANDA OCIDENTAL" e decidiram matar a jovem.



A adolescente ficou gravemente ferida e foi atendida em um hospital militar local antes de transportada para Birmingham, no Reino Unido. Hoje, a jovem estuda Economia, Filosofia e Ciências Políticas na Universidade de Oxford. Malala se tornou um SÍMBOLO MUNDIAL DA LUTA CONTRA O EXTREMISMO E PELO DIREITO DAS MULHERES À EDUCAÇÃO, o que rendeu o PRÊMIO NOBEL DA PAZ EM 2014.



"ESTES CINCO ANOS SEMPRE SONHEI EM PODER VOLTAR A MEU PAÍS", disse pouco depois de desembarcar em Islamabad. Visitou o vale de Swat, onde nasceu e onde os talibãs executaram o ataque. "EU DEIXEI SWAT COM OS OLHOS FECHADOS E AGORA EU RETORNO COM OS OLHOS ABERTOS", afirmou na região agora declarada suficientemente segura para sua reabertura ao turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário