terça-feira, 3 de abril de 2018

A TRADIÇÃO DE LANÇAR DE COSTAS UMA MOEDA NA FONTANA DI TREVI EM ROMA VOLTARÁ PARA A “CIDADE ETERNA” E REALIZARÁ UM DESEJO.....




Eu, como a maioria dos turistas que desejam regressar a Roma, fazemos o mesmo num dos monumentos mais famosos da capital italiana projetada no começo do século 18 pelo arquiteto Nicola Salvini sendo concluída em 1762 pelo italiano Giuseppe Pannini..... e voltei várias vezes...

E as moedas atiradas na fonte com formato de concha e suas esculturas feitas em mármore exaltando um tema marítimo????... Para onde vão????... Em 2016 recolheram um milhão e meio de euros que foram usados em projetos beneficentes.

Por detrás da tradição das moedas da FONTANA DI TREVI, existe um convênio entre a prefeitura de Roma e a Caritas, organização social da Igreja Católica, pela qual todo o dinheiro arrecadado na fonte, cerca de 1 milhão de euros por ano, é doado a iniciativas beneficentes para doentes, pobres e sem-teto. Se você não teve a chance de ver, todos os dias, voluntários da ONG vão à fonte às 8h na manhã (horário local) para recolher as moedas. Algumas casas de câmbio na cidade, trocam todos os tipos de dinheiro, reais, dólares, rublos, ienes, e outros por euros e, as moedas, por cédulas.  



O destino das moedas pode mudar entre o convênio entre a Prefeitura e a entidade pode terminar..... as negociações estão paradas. Burocracia do governo....

A fonte situava-se no cruzamento de três estradas (tre vie), marcando o ponto final do ACQUA VERGINE, um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma. No ano 19 a.C., supostamente ajudados por uma virgem, técnicos romanos localizaram uma fonte de água pura a pouco mais de 22 quilômetros da cidade (cena representada em escultura na própria fonte, atualmente). A água desta fonte foi levada pelo menor aqueduto de Roma, diretamente para os banheiros de MARCO VIPSÂNIO AGRIPA  e serviu a cidade por mais de 400 anos. Os GODOS invadiram Roma e destruíram os aquedutos. Os ROMANOS DA IDADE MÉDIA tinham de abastecer-se da água de poços poluídos, e da pouco límpida água do rio Tigre, que também recebia os esgotos da cidade. Então, o antigo costume romano de erguer uma bela fonte ao final de um aqueduto que conduzia a água para a cidade foi reavivado no século XV, com o Renascimento. Em 1453, o papa NICOLAU II, determinou que fosse consertado o aqueduto de ACQUA VERGINE, construindo para receber a água, num projeto feito pelo arquiteto humanista LEON BATTISTA ALBERTI.

Em 1629, o papa URBANO VIII achou a velha fonte insuficientemente dramática e encomendou a BERNINI alguns desenhos. O papa faleceu e o projeto foi abandonado. Bernini reposicionou a fonte para o outro lado da praça a fim de que ficasse defronte ao PALÁCIO DO QUIRINAL para o papa vê-la de sua janela).


  
Competições entre artistas e arquitetos aconteceram no RENASCIMENTO e no BARROCO para redesenhar os edifícios, as fontes, e a SCALINATA DI PIAZZA DI SPAGNA. Em 1730, o papa CLEMENTE XII organizou nova competição e NICOLA SALVI realizou seu projeto que começou em 1732 e foi concluído em 1762. Salvi morreu com seu trabalho pela metade, e a fonte foi concluída por GIUSEPPE PANNINI, substituindo as alegorias pelas belas esculturas de NETUNO e seu séquito. Fonte restaurada em 1998, passando por reforma em 2014 e 2015.

Restauração primeira de uma série de restaurações financiadas por "FENDI FOR FOUNTAINS", que visa a conservação e valorização de algumas fontes históricas de Roma, reabrindo em 3 de novembro de 2015 com um sistema moderno que permite que a água possa escorrer sem danificar o mármore da escultura. O sistema de iluminação artística também foi revisto e melhorado. CLAUDIO PARISI PRESICCE, superintendente romano, e o presidente da casa de moda Fendi, PIETRO BECCARI, que financiou o projeto com um donativo de 2,2 milhões de euros, inauguraram a fonte com o gesto tradicional: atirar uma moeda à água enquanto se formula um desejo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário