domingo, 6 de agosto de 2017

Jornalista Baby Garroux: Se você tem seu rico dinheirinho escondido em paraísos fiscais, até quando eu não sei, tem até mapa orientando o procedimento....





Na verdade, nada de novo, meio mundo faz o mesmo até ser descoberto que está na roda guardada sob métodos de evasão fiscal e brechas na lei.

Se você criar uma empresa nas Bermudas, no Caribe, e vender para ela sua propriedade intelectual, a empresa abre uma filial na Irlanda e você cria outra empresa na Irlanda, que faz as cobranças de sua operação na Europa. A segunda empresa na Irlanda envia dinheiro para seu negócio na Holanda, que envia para sua primeira empresa na Irlanda, que tem sede nas Bermudas. Louco, porém, os paraísos fiscais dependem da capacidade de dificultar a compreensão do fluxo de dinheiro. Os que estão na roda, conhecem bem as técnicas que permitem multinacionais minimizar impostos devidos de forma totalmente legal.

Certo ou errado seguem como seguros para minorias escapar de regimes autoritários. Um exemplo no ataque nazista, os judeus contaram com banqueiros suíços para esconder seu dinheiro, até os bancos da Suíça mostrar que estavam dispostos a ajudar nazistas a esconderem bens que roubaram e relutantes em devolvê-los a seus donos originais.

Os paraísos fiscais ou evasão fiscal usa meios ilícitos para evitar o pagamento de impostos, e a elisão fiscal, explora brechas na lei para evitar o pagamento de impostos de forma legal. As leis???... Bem, as leis valem para todos que vão pagar a contadores por esse tipo de serviço.

Autoridades fiscais garantem que grande parte da evasão fiscal deriva de modestas infrações, não de ricos e milionários que escondem seu dinheiro com ajuda de banqueiros escusos que tomou força nos anos 1920, quando muitos países europeus elevaram impostos para pagar dívidas contraídas na Primeira Guerra Mundial. Os ricos buscaram formas de esconder seu dinheiro.

Offshore é o termo usado para contas e empresas mantidas no exterior, não mais apenas nas pequenas ilhas como Jersey, Malta e no Caribe. De Bermudas às Ilhas Virgens, entrou com tudo o Reino Unido, o centro financeiro da capital britânica. Os economistas estimam que 30% da riqueza da África estejam escondidas em paraísos fiscais (US$ 14 bilhões).

A Liga das Nações (antecessora da ONU) criou protocolos para lidar com essas questões que permitem que empresas tenham alguma flexibilidade e escolher onde registram seus lucros. Há truques contábeis duvidosos difíceis de quantificar também.

Os Governos têm incentivos para competir entre si e oferecem menos impostos. As ilhas pequenas podem isentar impostos, e a economia local é beneficiada pelo impulso a seus mercados de advocacia e contabilidade.

Aprendo muito sobre o sistema com Tim Harford, colunista do Financial Times que apresenta o podcats "50 Things That Made The Modern Economy" ("50 Coisas que Criaram a Economia Moderna"), no Serviço Mundial da BBC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário