segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Jornalista Baby Garroux: o ‘Projeto Paintback’ salva os alemães da terrível suástica..



Uma das coisas que mais me surpreendeu em Berlim foi ver a quantidade de suásticas pichadas pelos muros de locais turísticos,..... e não faz muito tempo..

Finalmente alguns artistas alemães criaram o ‘Projeto Paintback’ (pinte de volta) para esconder o símbolo do absurdo que devastou milhares de pessoas. Eles cobrem as mensagens de ódio com grafites estampado humor e amor.

A ‘tal’ cruz suástica não é propriedade do inacabado 3º. Reich e seu nazismo. Foi muito usada em muitas culturas e religiões em tempos diferentes, dos índios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus, sendo encontrados registros de 5 mil anos atrás, de mesopotâmicos a bizantinos com outro significado, mesmo sabendo que é uma força que gira sem para e nunca acaba. No Brasil é considera crime com penas de dois a cinco anos de prisão e multa. Mesmo assim tem que adote o símbolo.... fazer o que??
  
Os traços, apontando para o sentido horário, para a direita roda a figura de modo a um dos braços estará no topo. Outras suásticas não têm braços e consistem de cruzes com linhas curvas. A chamada suástica celta dificilmente se assemelha a uma. As suásticas Budistas e Hopi parecem reflexos no espelho do símbolo Nazista. Na China há um símbolo de orientação quádrupla, que segue os pontos cardeais; desde o ano 700 ela assume o significado de número dez mil. No Japão, a suástica ( manji) é usada para representar templos e santuários em mapas, bem como em outros países do extremo oriente.

A palavra "suástica" deriva do sânscrito svastika (Devaganari - स्वस्तिक), significando felicidade, prazer e boa sorte. Ela é formada do prefixo "su-" (cognata do grego ευ-), significando "bom, bem" e "-asti", uma forma abstrata para representar o verbo "ser". Suasti significa, portanto, "bem-ser". O sufixo "-ca" designa uma forma diminutiva, portanto "suástica" pode ser literalmente traduzida por "pequenas coisas associadas ao que traz um bom viver (ser)". O sufixo "-tica", independentemente do quanto foi dito, significa literalmente "marca". Desta forma na Índia um nome alternativo para "suástica" é shubhtika (literalmente, "boa marca"). A palavra tem sua primeira aparição nos clássicos épicos em sânscrito. Formas alternativas de escrita deste vocábulo sânscrito em inglês incluem "suastika" e "svastica". Formas alternativas de denominar o símbolo: "Aranha negra" - como chamada por diversos povos da Europa Ocidental. "Cruz torta" "Cruz Gamada" (ou "em ganchos") – na Heráldica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário