segunda-feira, 10 de julho de 2017

Jornalista Baby Garroux: Impressionante as fotos de Mossul,

A foto da menina de uns 3 anos andando perdida, descabelada, apertando uma pequena garrafa de água no peito é chocante.


Impressionante estas fotos de Mossul, cidade dominada pelos extremistas do Estado islâmico feitas pelos fotógrafos Thaier Al-Sudani, Alaa Al-Marjani da  Reuters e Fadel SENNA da AFP.

Coragem deles fotografando vista da cidade velha de Mossul, destruída após combates entre Iraque e Estado Islâmico. Membros da força que lutava contra o Estado Islâmico passam por jihadistas mortos nas ruas de Mossul e criança de três anos de idade encontrada sozinha em Mossul, no Iraque.

A retomada de Mossul revela a cidade totalmente destruída mostrando resultado de guerras em nome do poder. Estados Unidos vencem mas consideram que Estado Islâmico vai resistir até o último combatente.



A ONU afirma que a reconstrução da infraestrutura básica da cidade vai custar mais de US$ 1 bilhão. Coloquem anos e anos nisso tudo, sem as vidas que foram perdidas.

No domingo, o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, foi até a cidade saudar os soldados e comemorar a retomada de Mossul. Mas não acaba por aí. Muita resistência que usa mulheres e crianças como escudos humanos, milhares de pessoas mortas, mais de 900 mil deixaram suas casas, e cerca de 700 mil moradores de Mossul ainda permanecem deslocados, pessoas que fugiram perderam tudo, precisam de alimento, cuidados de saúde, água, saneamento e kits de emergência.



O Irã ofereceu ajuda para reconstruir a cidade, através do ministro iraniano das Relações Exteriores, Javad Zarif, mas o que essas pessoas viveram é inimaginável.



Que mundo meu Deus!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário