segunda-feira, 19 de junho de 2017

Jornalista Baby Garroux: Japoneses criam 1º drone esférico do mundo já causando frisson....




É capaz de reproduzir imagens esféricas em voo. A Aeronave da NTT DoCoMo tem 3,4 kg, pode voar a 100 metros de altura. Criado por uma empresa japonesa - NTT DoCoMo - e pode ser usado em espetáculos, eventos esportivos e até para ajudar vítimas de catástrofes naturais, segundo o responsável pelo projeto, Wataru Yamada, segundo matéria da Agência EFE.

O projeto nasceu há dois anos by Yamada. "Sempre quis desenvolver uma tecnologia capaz de colocar imagens no ar, mas não como as que as pessoas veem através de dispositivos móveis ou vestíveis, queria um que fizesse diretamente", contou depois que buscou patrocínio. Seu trabalho no centro de pesquisas e desenvolvimento que a companhia tem na cidade de Yokosuka deu resultados com um dispositivo que pode subir até 100 metros no ar.

Comercializado dentro de dois anos, já são usados em campos tão diversos quanto o militar, o do transporte e o da logística. Pode ser controlada remotamente. O drone tem 88 centímetros de diâmetro, cinco hélices instaladas no centro de uma estrutura esférica constituída por varetas curvas de LED. Girando rapidamente sobre um eixo horizontal, formam as imagens e criam o efeito de uma esfera sólida.

A equipe liderada por Yamada utilizou uma tela em grande parte oca, com exceção das varietas de LED. O ar passa através dela criando ilusão de uma tela sólida graças à imagem residual das luzes que giram rapidamente: “Ao descartar o uso de uma tela completa, o peso do dispositivo, atualmente de 3,4 quilos, também diminuiu.”

É um povo muito inteligente: "Estamos pensando em usá-lo em peças de teatro, no intervalo das atuações, ou no final de eventos esportivos, como partidas de futebol ou beisebol. Estamos trabalhando para que possa ser empregado mais para a frente na orientação de pessoas em casos de emergência".

O inventor ressalta que o aparelho poderia indicar locais para refúgior e contribuir com outras informações em caso de catástrofes naturais.


Terremotos, erupções vulcânicas e tufões são comuns no arquipélago japonês, que fica sobre uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, o Círculo de Fogo do Pacífico, e que tem 110 vulcões em atividade no seu território. Por isso, o país fez uma firme aposta nos drones como ajuda para estes desafios, como reflete sua presença em feiras tecnológicas e a legislação específica adotada em 2015, que inclui disposições de segurança quanto ao uso destes aparelhos e especifica onde eles podem operar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário