quarta-feira, 31 de maio de 2017

Jornalista Baby Garroux: se a autora queria causar polêmica, ela conseguiu....




'Comunismo para crianças' da ensaísta política e artista alemã Bini Adamczak de 38 anos, está ‘causando’ entre críticas de conservadores radicais, destaque em sites e jornais de extrema-direita do país, da direita conservadora nos EUA. Com versão em inglês a obra explica comunismo e capitalismo em ritmo de fábula.

Está vendendo muito, entre os mais vendidos na Amazon americana na categoria "Comunismo e socialismo", mas já chamado de 'o livro mais perigoso sobre economia escrito para crianças' publicado nos EUA pela MIT Press (editora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

O livro explica o comunismo em ritmo de fábula infantil e em meio a "ilustrações de pequenas revolucionárias vivenciando seu despertar político"..... "Comunismo define a sociedade que se livra de todos os males que as pessoas sofrem hoje sob o capitalismo" no texto que trata da doutrina elaborada por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), em uma história de princesas invejosas, camponesas desalojadas, patroas malvadas e trabalhadoras cansadas.

Diz a autora Adamczak à BBC Brasil: “O livro não é para crianças, mas dirigido a todos que gostam de uma linguagem leve e simples, entrou na mira de políticos e da mídia conservadora americana, que o descreveram como uma obra "que ensina comunismo a crianças”. A onda de comentários negativos é por dois fatores: o uso da palavra "crianças" no título e a publicação pela MIT Press, editora universitária de elite e com prestígio entre conservadores americanos. Mas escrever sobre o tema, por ela nunca ter vivido em um país comunista.... Mas a principal crítica é política, pois o comunismo continua sendo uma fonte de irritação"....
No original em alemão, de 2004, o título é Comunismo: uma pequena história de como tudo finalmente será diferente."...

O blog Economic Policy Journal, por exemplo, descreveu o trabalho como "o livro mais perigoso sobre economia escrito para crianças". O político republicano Garry R. Smith, deputado no Estado da Carolina do Sul, escreveu no Twitter que a publicação "transforma uma ideologia mortal em conto de fadas". O site ultraconservador Breitbart News, que teve no comando o atual estrategista-chefe do governo Donald Trump, Stephen Bannon, partiu para o ataque à autora, questionando seu preparo para

"Ao escrever o livro, percebi que a linguagem acadêmica eliminava toda afetividade. Por isso, tive a ideia de escrevê-lo em linguagem infantil, que é mais simples e todo mundo entende", afirmou..... O livro apresenta o conceito de comunismo e sua relação com o capitalismo. Na primeira parte, a partir de exemplos simples, explica termos como mercado, trabalho, crise e capitalismo. Expõe o fracasso de tentativas históricas de aplicar o comunismo e problemas de regimes de governo fundados nessas doutrina, motivados por autoritarismo estatal e aspectos econômicos.

Na segunda parte, mais teórica, Adamczak apresenta teorias marxistas e justifica a metodologia empregada no livro. Ao apresentar o comunismo como "remédio" para os males do capitalismo, ela conclui que o comunismo é uma utopia que precisa continuar sendo desenvolvida para se tornar realidade um dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário