quarta-feira, 31 de maio de 2017

Jornalista Baby Garroux: o estranho observatório solar de Chankillo - Templo das 13 Torres na costa peruana..



Construído por uma civilização que não conseguem ainda definir mesmo sendo o mais antigo observatório das Américas, edifícios de pedra construídos há 2,3 mil anos entram processo de revitalização no deserto.

Como muitas coisas nas Américas descobertas e sem ninguém saber quem construiu. O complexo, localizado em Casma, na costa peruana e 365 km ao norte de Lima, conta com um templo e uma praça feitos de pedra e dedicados ao culto do Sol. Quem financia é o Fundo Mundial dos Monumentos (WMF), depois de identificar desgastes causados pelos fortes ventos, umidade, tremores de terra e mudanças de temperatura no deserto.




A delegação permanente do Peru na Unesco (ONU para a cultura) DECIDE: "trata-se de um exemplo magistral de uso da paisagem para medir o tempo", afirma

Arqueólogos estimam que Chankillo tenha sido habitado entre 500 e 200 a.C. As 13 torres, que medem entre 2 e 6 metros de altura, se alinham de norte a sul ao longo de uma colina. Em 21 de dezembro, no solstício de verão no hemisfério Sul, o Sol surge à direita da primeira torre, na extrema direita. Na medida que os dias passam, o Sol se move entre as torres rumo à esquerda. Pode-se calcular a data ao ver qual torre coincide com a trajetória dele ao amanhecer.

Chankillo fica próximo às colinas de Mongón, formando uma barreira natural à neblina. Por isso, Chankillo está inscrito em uma lista preliminar de lugares propostos para o Patrimônio Mundial da Humanidade na Unesco.



O local foi erguido por uma "civilização suficientemente organizada construir esse grande monumento em um período relativamente curto, talvez apenas 25 anos"..... Qual civilização?????

"Por enquanto, temos apenas a informação de que (faziam) o culto ao Sol."... Para o WMF, Chankillo "indica que o culto ao Sol existia nos Andes cerca de dois milênios antes do já conhecido culto solar (ao deus Inti) do Império Inca".




Nenhum comentário:

Postar um comentário