quarta-feira, 10 de maio de 2017

Jornalista Baby Garroux: ‘Imagens para uma nação’ é a exposição da Pinacoteca do Estado




‘Imagens para uma nação’ é a exposição da Pinacoteca do Estado em parceria com o museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, patrocínio da Companhia Paulista de Parcerias – CPP e do Banco BM&FBOVESPA.

Tem visita guiada com as curadoras Francis Melvin Lee e Marianne Farah Arnone com coordenação de Valeria Piccoli, curadora chefe da Pinacoteca. Projeto do Programa de Patronos.

A exposição conta a história da gravura no Brasil que pretende resgatar o período de introdução e desenvolvimento das técnicas gráficas no país, apontando seus usos e seus desdobramentos ao longo do século XIX, além de estabelecer um diálogo com a mostra de longa duração “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo”, que exibe parte do acervo permanente do museu. Cerca de 100 obras distribuídas nas salas A e B, no segundo andar do edifício da Luz.

“Neste período a imagem gravada destaca-se por sua função utilitária. Na segunda parte da exposição, obras que exploram a produção gráfica realizada na segunda metade do século, período que a gravura foi encarada como um ramo da indústria distante do universo das Belas Artes. Observa-se um crescimento de publicações ilustradas e estampas que reproduziam obras de artes, sobretudo de artistas consagrados.

A exposição apresentará publicações como livros, periódicos e catálogos que utilizavam a gravura para a reprodução de obras de artes. Será exposto também, um conjunto de estampas gráficas didáticas utilizadas pelos alunos da Academia de Belas Artes e que hoje compõem o acervo do Museu D. João VI.  Essas obras serão postas em diálogo com estudos de alunos da Academia como Henrique Bernardelli e Oscar Pereira da Silva. A exposição permanece em cartaz até 05 de junho de 2017.

Visitação aberta de quarta a segunda-feira, das 10h00 às 17h30 – com permanência até às 18h00 – e o ingresso custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam. Aos sábados a entrada é gratuita para todos os visitantes. A Pinacoteca de São Paulo fica em frente à estação Luz do Metrô e da CPTM e também possui estacionamento gratuito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário