sexta-feira, 21 de abril de 2017

Jornalista Baby Garroux: Lá vamos nós outra vez para Cannes na 70ª edição do festival francês



Lá vamos nós outra vez para Cannes na 70ª edição do festival francês com o filme 'Gabriel e a montanha' longa de Fellipe Barbosa já selecionado para competição paralela...

Vai concorrer com outras 6 produções em mostra presidida por Kleber Mendonça Filho que acontecerá de 17 a 28 de maio. O longa compete na Semana da Crítica, mostra do Festival de Cannes voltada a talentos emergentes do cinema. A lista dos 7 filmes selecionados foi divulgada nesta sexta-feira (21).

O espanhol Pedro Almodóvar irá presidir o júri principal. O diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, de "Aquarius", irá presidir a competição paralela à disputa pela Palma de Ouro. No júri, a produtora colombiana Diana Bustamante Escobar, o ator francês Niels Schneider.

"Gabriel e a montanha' é um filme documentário-ficção, que trata sobre o conceito de viagem, da relação com o outro", afirmou Charles Tesson, responsável por selecionar os concorrentes da mostra. O filme é inspirado na história real do economista brasileiro Gabriel Buchmann, que foi à África para estudar e morreu ao tentar subir o Monte Mulanje, pico mais alto do Malawi com mais de 3 mil metros de altitude, sem a ajuda de um guia. Roteiro baseado em anotações, e-mails de Gabriel para a mãe e a namorada e entrevistas com pessoas que cruzaram seu caminho no continente. Dividido em quatro capítulos, cada um deles ambientado em um país pelo qual o brasileiro viajou, até seu fim trágico.

O significado de uma viagem só pode ser definido após o retorno. Gabriel não teve a oportunidade de retornar. Minha motivação para fazer esse filme foi descobrir o significado da viagem que ficou perdido e compartilhá-lo”, diz o diretor, em comunicado.

João Pedro Zappa e Caroline Abras estão no elenco.



Os filmes que serão exibidos e apresentados pelo delegado do evento, Thierry Fremaux (à esquerda) e o presidente do Festival de Cannes, Pierre Lescure, diante do pôster oficial, após a entrevista coletiva nesta quinta-feira (13) (Foto: Philippe Wojazer/Reuters).

Ao todo, 18 filmes vão disputar a Palma de Ouro: 49 longas-metragens (de 29 países) selecionados a partir de 1.930 propostos. Dos 49 selecionados, 18 longas estão em competição pela Palma de Ouro. E 16 serão exibidos na mostra paralela Un certain regard (Um certo olhar).

Entre os diretores que disputam, apenas o austríaco Michael Haneke já foi premiado por "A fita branca" (2009) e "Amour" (2012). Dos 18 filmes que concorrem, quatro são assinados por cineastas franceses, quatro por americanos, dois por coreanos, um por um húngaro, um por um britânico, um por um austríaco, um por um russo, um por um ucraniano, um por um grego, um por um alemão e um por um japonês. Três mulheres cineastas disputam: a americana Sofia Coppola, a japonesa Naomi Kawase e a britânica Lynne Ramsay.

Lista de filmes que disputa a Palma em Cannes: "Loveless", de Andrey Zvyagintsev; "Good Time", de Benny Safdie e Josh Safdie; "You were never really Here", de Lynne Ramsay; "L'Amant double", de François Ozon; "Jupiter's Moon", de Kornél Mandruczo; "A gentle creature", de Sergei Loznitsa; "The Killing of a sacred deer", de Yorgos Lanthimos; "Radiance", de Naomi Kawase; "Le jour d'après", de Hong Sangsoo; "Le Redoutable", de Michel Hazanavicius; "Wonderstruck", de Todd Haynes; "Happy end", de Michael Haneke; "Rodin", de Jacques Doillon; "O estranho que nós amamos", da americana Sofia Coppola; "120 battements par minute", de Robin Campillo; "Okja", de Bong Joon-Ho; "In the Fade", de Fatih Akin; "The Meyerowitz stories", de Noah Baumbach.


Nenhum comentário:

Postar um comentário