domingo, 23 de abril de 2017

Jornalista Baby Garroux: Hoje 23 de abril, comemora-se o Dia de São Jorge conhecido como “o grande mártir” ou “santo guerreiro”....




Durante o século III, Jorge de Anicii era um guerreiro da Capadócia (Turquia) soldado do exército do Imperador Diocleciano que perseguia cristãos. Filho de pais cristãos, Jorge converteu-se ao Cristianismo na infância, mudou-se para a Palestina com sua mãe, após a morte de seu pai. Entrou para o serviço militar romano e destacou-se por sua coragem, inteligência e força física.

Não aceitando o posicionamento anticristão de Deocleciano e defendendo a figura de Jesus Cristo, foi perseguido, preso e degolado na Palestina no dia 23 de abril de 3032.

O culto ao santo chegou ao Brasil com a colonização portuguesa quando Dom João I decretou obrigatório o uso da imagem de São Jorge nas procissões de Corpus Christi.




São Jorge tornou-se muito popular e já foi cantado por artistas da música popular brasileira. Tema até de novelas. Padroeiro do Rio de Janeiro, onde a data é considerada feriado estadual.

No Candomblé e na Umbanda, é associado a Ode, Ogum e Oxossi, como defensor das almas contra as tentações, demônios e suspeitas de feitiço. No sincretismo religioso Ogum é representado por São Jorge e especificamente na Bahia por São Sebastião. Orixá que veio presidir a Lei na Terra!!!



É considerado o padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados, escoteiros e até mesmo de time de futebol de São Paulo. A 'Ordem dos Templários' vive, prega e divulga os ensinamentos de São Jorge. Seu culto se espalhou pelo Oriente e, por ocasião das Cruzadas, teve grande penetração no Ocidente.

No século XII, a arte, literatura e religiosa popular representam São Jorge, como soldado das cruzadas com manto e armadura com cruz vermelha, nobre um cavalo branco, com lança em punho. O cavaleiro da cruz que derrota o dragão do mal, da dominação e exclusão.


Dedicaram numerosas igrejas a São Jorge na Grécia, na Síria, na Itália, Inglaterra (em 1340, o rei inglês Eduardo III instituiu a Ordem dos cavaleiros de São Jorge) e o Papa Bento XIV (1740-1758) fez São Jorge, padroeiro da Inglaterra até hoje.


Seu dia foi colocado no Calendário particular da Igreja, celebrados nos lugares de sua devoção.

Salve Jorge!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário