terça-feira, 11 de abril de 2017

Jornalista Baby Garroux: estado de emergência no lindo Egito que eu tanto amo...

Fui tantas vezes e pretendia voltar este ano ainda, mas...


O Parlamento com o aval do Conselho de Ministros - após os brutais atentados contra duas igrejas coptas nas cidades de Tanta e Alexandria no norte do país -, aprovou nesta terça-feira (11) o anunciado pelo presidente, Abdelfatah al Sisi.

Não é para menos que a Câmara aprovou por unanimidade o estabelecimento do estado de emergência por um período de três meses, depois de ouvir o primeiro-ministro, Sherif Ismail: "Os ataques terroristas no Egito requerem medidas excepcionais e decisivas para que o Estado possa mobilizar suas forças para fazer frente a estes atos criminosos. A lei de emergência oferecerá às instituições do Estado muita flexibilidade para fazer frente aos inimigos da pátria", disse.




O estado de emergência entrou em vigor na segunda, após o Executivo expressar seu aval à declaração do presidente no domingo, poucas horas depois dos atentados que deixaram 46 mortos e mais de cem feridos. O premiê egípcio disse que o governo tem certeza de que há indivíduos ou organizações que contribuem com dinheiro e armas para facilitar estes atentados.




Ataques reivindicados pelo grupo terrorista Estado Islâmico. Com isso os deputados votaram a favor de acrescentar dois artigos à lei 162 do ano de 1958, que permitem às autoridades deter suspeitos e revistar suas casas, e que os que representarem algum perigo para a segurança nacional sejam presos pelo período de um mês, renovável a pedido da promotoria. O Parlamento aprovou na segunda à noite emendas à Lei de procedimentos criminais e a Lei antiterrorista, que em ambos os casos pretende endurecer as penas e acelerar os trâmites judiciais, e cortar o financiamento do terrorismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário