sábado, 1 de abril de 2017

Jornalista Baby Garroux: A eleição de Donald Trump estará no palco em "On the royal road: The burgher king"......




O texto da responsável pela peça é da escritora austríaca Elfriede Jelinek, ganhadora do prêmio Nobel de Literatura em 2004: “Trump destruiu o passado, confiscou o futuro para levar tudo ao presente - ao mundo dos tuítes que ele gosta tanto. Não podemos entender a estupidez", declarou Jelinek.

"No caminho real: O rei burguês", lido nesta segunda-feira (27) em Nova York, mostra quem é Donald Trump e o resultado da votação a respeito da sociedade. Cada palavra ou cada frase é um quebra-cabeça. O personagem principal se apresenta com as características da marionete Miss Piggy, dos Muppets. Claro que o presidente terá assunto em cheio em seu twitter

A atriz Masha Dakic leu sozinha a obra. Ela é cega e tem os olhos com sangue, e se pergunta sobre as facetas de quem chama de "rei", Donald Trump.

O diretor desta obra Stefan Dzeparoski no pequeno teatro Martin Segal da universidade pública de Nova York (CUNY), montou a peça em segmentos curtos, como sobressaltos, alertas da atualidade: "Tudo tem este ritmo contundente que te priva de um momento para refletir", acrescentou.

Gitta Honegger traduziu a obra do alemão ao inglês: “Brutal, onipotente, incapturável a eleição de Donald Trump lembrando a ascensão do nazismo”, explicou.

Observa os intelectuais "que pensavam que não era possível que alguém com tal pensamento, comportamento e vacuidade pudesse se tornar presidente".

A autora, cujo livro mais conhecido, adaptado ao cinema pelo seu compatriota Michael Hanek, é "O pianista", não viajou a Nova York.


Nenhum comentário:

Postar um comentário