sexta-feira, 21 de abril de 2017

Jornalista Baby Garroux: Chocada mas não consigo parar de assistir a série “Os Últimos Dias dos Nazis” sobre a Alemanha do monstro Hitler, 70 anos depois de sua derrota na 2ª. Guerra.




Nas telas do History, a nova série exclusiva, mostra uma história poucas vezes vista na televisão. A trajetória do nazismo contada a partir de uma perspectiva diferente, a dos nazistas. Após o fim da 2ª Guerra, os aliados prenderam e interrogaram milhares de ex-nazistas, interrogatórios do horror que fizeram geralmente esquecidos do registro histórico. 

Os ‘Últimos Dias dos Nazis’, conta histórias dos comandantes dos campos de concentração, doutores, generais, arquitetos e membros da Juventude Hitleriana, verdadeiras monstruosidades. Se tiver estômago, não perca. Acho importante em momentos delicados de possível guerra que estamos vivendo...






São quatro episódios
contando a história da Alemanha de Hitler, narrando fatos, aonde você consegue entrar nas mentes das pessoas que estavam lá, apresentam personagens reais de todo o espectro nazi, de Adolf Hitler a cidadãos alemães comuns, no momento em que o Reich está agonizando. Série que segue o rastro das sementes do nazismo, como ganharam força na década de 1930 até mergulhar a Alemanha e quase todo o mundo em uma avalanche de destruição.

O primeiro episódio, '
Negro', se passa em 1945, quando os Aliados reúnem o maior número de nazistas que conseguem encontrar. Interrogam funcionários, criminosos de guerra, participantes menores para entender como aquela nação estava operando. Seus alvos incluem o principal propagandista nazista e notório antissemita Julius Streicher, de personalidade paranoica com tendências psicopatas. Outro monstro, Albert Speer, o arquiteto de Hitler e Ministro dos Armamentos. O comandante de Auschwitz, Rudolph Hoess. A Melita Maschmann, líder da B.D.M. (organização jovem de Hitler para mulheres). O médico nazista Karl Gephardt. Dá nojo, asco assistir e ver os cinco personagens compartilhando histórias de seus primeiros encontros com Adolf Hitler, os primeiros dias violentos do partido nazista, o conto bizarro da vidente judia de Hitler, e como a Gestapo incentivou alemães comuns a delatarem uns aos outros visando o bem maior.

Trata-se de um retrato arrepiante dos anos de formação do Terceiro Reich.

Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, todo adulto alemão era sujeito ao interrogatório dos Aliados.



No segundo episódio, 'com muito sangue', Albert Speer, o arquiteto de Hitler e Ministro do Armamento, apresenta o retrato perplexo de um homem educado, simpático, seduzido por suas próprias ambições. A ex-líder da B.D.M., Melita Machmann, explica como os nazistas cultivaram o ódio racial entre os jovens alemães. O ocultista Karl Maria Wiligut explica a obsessão nazista com o misticismo e rituais. Os nazistas usam espetáculos e circo para disfarçar sua agenda sinistra na reunião do partido de 1934 em Nuremberg e nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. O propagandista Julius Streicher repudia seus captores e encontra um fim terrível e surpreendente.

No terceiro episódio em ‘
Guerra de Conquista’, a Alemanha pós-Guerra é uma ruína física e moral, e os interrogadores aliados vão ter de construir uma narrativa que explique o Terceiro Reich. Streicher, tenta racionalizar o seu papel na Solução Final. Os membros da Juventude Hitlerista, Melita Mashmann e Armin Lehman, recordam a ‘Noite dos Cristais’. O General Blaskowitz paga o preço final por desafiar Hitler e a brutalidade nazista na Polônia ocupada. Franz Stangel insiste que não era seu papel questionar o programa de eutanásia dos nazistas contra os cidadãos alemães. Wilhelm Keitel, General de Guerra de Hitler, tenta, mas não consegue convencer seus interlocutores que era um soldado honrado, que se opôs às invasões brutais, primeiro na Polônia, depois na França, e finalmente na União Soviética.



No episódio final, ‘
Os executores’, os interlocutores aliados têm que determinar quem está dizendo a verdade e quem está mentindo sobre os crimes do Terceiro Reich. O General de Guerra de Hitler, Wilhelm Keitel, insiste que os soldados alemães agiram com honra, apesar da evidência esmagadora de brutalidade. O tenente-coronel Phillipp Von Boeslager recorda a tenacidade dos soldados do Exército Vermelho que lutaram até o fim para vingar as atrocidades nazistas contra o seu povo. Wilhelm Paul Blobel está entre aqueles que decretaram o genocídio nazista contra civis inocentes. August Hafner recorda o tormento psicológico que ele e outros suportaram enquanto reforçavam a agenda nazista. O químico August Becker tentou aliviar o estresse emocional em pelotões de fuzilamento mecanizando os meios de execução. Rudolf Hoess resolveu o problema de gestão da matança industrializada em Auschwitz, e Franz Stangl executou um programa de extermínio em massa implacavelmente eficiente em Treblinka.

Só assistindo para saber o que é um verdadeiro sofrimento. E o que fizeram com as pobres e inocentes crianças, fica na memória pela vida toda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário