sexta-feira, 24 de março de 2017

Jornalista Baby Garroux: a evolução dos dinossauros pode ter se originado no Reino Unido




Ano passado estive no Museu de História Natural (Natural History Museum) Londres, Inglaterra e fiquei fascinada com o mundo dos dinossauros. Se você gosta do tema, leia um pouco sobre as novas descobertas...

Foi difícil me afastar dalí com tantas informações. Lí esta semana na revista científica "Nature", no artigo de Matthew Baron, da Universidade de Cambridge, que os primeiros dinossauros podem ter se originado no hemisfério norte, em uma área que agora faz parte do Reino Unido. Mostra a teoria como os dinossauros evoluíram e onde teriam aparecido pela primeira vez. Os dinossauros carnívoros, como o tiranossauro e o velociraptor, estavam classificados em um "galho" errado na árvore genealógica dos dinossauros. Se os dinossauros surgiram 15 milhões de anos antes do que se acreditava previamente....

"Os continentes no norte certamente tiveram um papel maior do que se imaginava na evolução dos dinossauros, que podem ter se originado no Reino Unido", disse ele à BBC. A versão anterior da árvore genealógica foi desenvolvida há 130 anos pelo paleontologista Harry Govier Seeley, da Universidade King's College de Londres.




Contou na pesquisa com o tamanho, as formas e a disposição de ossos fossilizados de diferentes espécies de dinossauros e mudaram com o passar do tempo. Concluiu que havia dois principais grupos de dinossauros: aqueles cujos quadris se assemelham aos de pássaros da atualidade, que Seeley chamou de ornitísquios, e aqueles com quadris semelhantes aos de lagartos, que ele chamou de saurísquios. O grupo com quadril de pássaro era exclusivamente herbívoro e contava com espécies familiares como estegossauro e tricerátopo. O grupo com quadril de lagarto tinha dois ramos: o de herbívoros, como o brontossauro, e o de carnívoros, como o tiranossauro. Organização nunca contestada até agora.

Na nova abordagem os carnívoros terópodes, na mesma classificação dos dinossauros com quadril de pássaro, os ornitísquios: "Os principais livros didáticos que tratam da evolução dos dinossauros agora terão que ser reescritos caso essa nova sugestão sobreviva ao escrutínio acadêmico e se torne mais amplamente aceita. Parece que a árvore genealógica dos dinossauros está sendo sacudida com firmeza. Será interessante ver o que cairá de seus galhos nos anos futuros."



Os achados na Inglaterra e na Escócia sugerem ser mais provável que os primeiros dinossauros apareceram há 245 milhões de anos no norte do planeta em um corpo de terra chamado Laurásia, ao invés de terem surgido há 230 milhões de anos em uma massa de terra mais ao sul chamada Gondwana.

Os resultados foram um "choque".



O trabalho recente também indica que dinossauros evoluíram de modo a se tornar carnívoros em duas ocasiões separadas e até implica que o primeiro dinossauro era onívoro e, por isso, comia tanto plantas como carne. E os dinossauros de pescoço longo, como o brontossauro e o diplodoco, não seriam estritamente classificados como dinossauros.

A árvore de Baron se assemelha a ideias pensadas pelo biólogo Thomas Henry Huxley em 1870. Ele acreditava, corretamente ao que parece, que pássaros vieram de dinossauros carnívoros e ele os incluiu junto com os dinossauros com quadril de pássaro em um grupo que ele chamou de ornithoscelida. Os pesquisadores reviveram o nome "ornithoscelida" para o novo agrupamento de espécies.

Opssss... Huxley estava certo...



Nenhum comentário:

Postar um comentário