sábado, 25 de fevereiro de 2017

Jornalista Baby Garroux: Interpol prendeu nesta sexta-feira (24) em Miami, nos Estados Unidos, os operadores Jorge Luz e Bruno Luz... Desembarcam em Brasília... Ficam presos até quinta em Brasília e depois, vão para Curitiba.



Lava Jato em cena pega os Suspeitos de serem operadores do PMDB na Petrobras, considerados foragidos desde esta quinta (23). Jorge Luz, 73, engenheiro, é considerado por investigadores como "o operador dos operadores". Segundo a investigação, ele operava em parceria com o filho, Bruno Luz.

Vamos aos fatos: eles tiveram os nomes incluídos na lista de procurados da Interpol, a chamada Difusão Vermelha. O advogado nega a prisão e afirma que eles viajaram espontaneamente para o Brasil. A força-tarefa apura o pagamento de US$ 40 milhões de propinas durante dez anos. Entre os beneficiários, há senadores e outros políticos, e diretores e gerentes da Petrobras.

Jorge Luz e Bruno Luz segundo a PF omitiram informações às autoridades americanas e também estariam irregulares no país. Bruno Luz foi abordado pela polícia americana quando saía de casa, prestou esclarecimentos e informou que ele e o pai estavam com passagem de volta para o Brasil. Suspeito de atuar em pelo menos cinco episódios de corrupção. Conforme o MPF, os dois faziam a intermediação entre quem queria pagar e quem queria receber propina envolvendo contratos com a Petrobras. Para tanto, teriam usado contas no exterior, como na Suíça e nas Bahamas.

De acordo com o MPF, os operadores atuavam, principalmente, na área internacional da Petrobras, que tinha indicação política do PMDB. No entanto, em dado momento, ambos teriam começado a solicitar propina para o PMDB também em outras diretorias da empresa. Em nota, o PMDB informou que os Luz "não têm relação com o partido e nunca foram autorizados a falar em nome do PMDB".

Os mandados da força-tarefa da Lava Jato tiveram como base principal os depoimentos de colaborações premiadas reforçados pela apresentação de informações documentais, além de provas levantadas por intermédio de cooperação jurídica internacional.





Nenhum comentário:

Postar um comentário