sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Jornalista Baby Garroux: As vezes fico na dúvida se publico ou não.... mas não posso deixar de fora..



Viajo tanto pelo mundo vivenciando costumes, cultura, rituais e sempre engasgada com o país cheio de espiritualidade e mistérios e um montão de porcarias pelas calçadas e ruas ... Ninguém me contou não, porque eu fui e vi. E continua apesar do apelo de Kunwar Bai Yadav aos 105 anos agora heroína na Índia por ajudar sua aldeia a acabar com hábito de defecar a céu aberto

Dhamtari marcou época sendo o primeiro de distrito do Estado indiano de Chhattisgarh com banheiro comunitário longe da defecação a céu aberto. Tem que acreditar porque é um hábito comum entre 550 milhões de habitantes do país.

A corajosa senhora vendeu seus bodes para financiar construção de banheiro em campanha estadual. Como é que pode?????... Mas é real!!!



Até o premiê indiano, Narendra Modi, fez reverências em frente à idosa e tocou seus pés para expressar seu apreço pelo trabalho de Kunwar. Modi foi até Dhamtari que tem 800 mil habitantes para declarar o distrito "livre" do hábito.

Parece piada, mas o governo indiano lançou campanha nacional para acabar com a defecação a céu aberto até 2 de outubro de 2019. Data que marca o 150º aniversário do nascimento de Mahatma Gandhi.

Se você vai à Índia, saiba que metade dos 1,25 bilhão de indianos fazem suas necessidades em público por causa da ausência de banheiros. Osndianos têm mais acesso a telefones celulares que a banheiros.




O banheiro se transformou em uma atração. Em semanas, outros começaram a ser construídos e, em apenas um ano, todas as casas no vilarejo tinham um banheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário