terça-feira, 4 de outubro de 2016

Jornalista Baby Garroux: Prêmio Nobel de Física de 2016 foi para o trio de cientistas britânicos David J. Thouless, F. Duncan M. Haldane e J. Michael Kosterlitz.




David J. Thouless, F. Duncan M. Haldane e J. Michael Kosterlitz, ganham pelas descobertas teóricas das transições de fase topológica e fases topológicas da matéria, pesquisas, que revelaram características da chamada "matéria exótica", e podem ter aplicações futuras na eletrônica.

"Suas descobertas permitiram avanços na compreensão teórica dos mistérios da matéria e criaram novas perspectivas para o desenvolvimento de materiais inovadores", destacou a Fundação Nobel.

Os laureados fizeram foi revelar os segredos dessa matéria em estado exótico. Eles criaram métodos matemáticos para estudar essas fases incomuns da matéria que ocorrem, por exemplo, em supercondutores, superfluidos e filmes finos magnéticos.

Topologia é o ramo da matemática que descreve as propriedades da matéria que mudam apenas passo a passo. Para tentar explicar ao público leigo o complexo conceito de topologia, um dos membros do comitê para física do Nobel, Thors Hans Hansson, usou um pão, um bagel (pão com um buraco no meio) e um pretzel (tipo de pão cujo formato apresenta dois buracos).

Segundo a Academia Real de Ciências da Suécia, que concedeu o prêmio ao trio, é que as pesquisas possam ser usadas em novas gerações de eletrônicos e supercondutores, ou em futuros computadores quânticos. Metade do prêmio total de 8 milhões de coroas suecas (equivalente a R$ 3.028.000) foi concedido a Thouless e a outra metade foi dividida entre M. Haldane e Kosterlitz. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (4) na Suécia.


Os três cientistas britânicos estão hoje baseados nos Estados Unidos. Thouless, nescido em 1934, é hoje professor emérito da Universidade de Washington. Haldane, nascido em 1951, é professor da Universidade Princeton. Já Kosterlitz, nascido em 1942, é professor da Universidade Brown.

Nenhum comentário:

Postar um comentário