domingo, 10 de abril de 2016

Jornalista Baby Garroux: Dicas se pretende viajar ao Egito.....



Já dei dicas para turistas homens e mulheres, mas nunca é demais algumas observações....

Se puder fique em hotéis 5 estrelas. Vale o conforto e padrão internacional e os atendentes falam inglês fluente. E muitas vezes a nossa língua. Contando com higiene e banco para câmbio e trocas de dólares 24h por dia.



Quando trocar dólares por moeda local (libra egípcia) troque aos poucos. Você não conseguirá trocá-lo novamente por dólares. Atualize as cotações antes de viajar. Para cada 1 dólar, você compra 4,80 libras ou mais (equivale a cada 1 real). Não troque dólares no comércio.

Nas compras, pague em libras egípcias. Não negocie em dólares. O preço é diferente e você perde sempre na negociação. Eles são ágeis em fazer a proporção dólar/libra. Se você sabe como barganhar, é importante.



IMPORTANTE: Beba somente água mineral. Não tome nada com pedras de gelo; pode ser da torneira. Nos ônibus tem água mineral para comprar. Tenha a sua garrafinha por perto. A comida é condimentada, especiaria do Cairo inteiro. Se prepare antes para evitar vômitos e disenteria. Leve remédios do Brasil.



Utilize o cofre do hotel para seus pertences. Os roubos são raros. Cuidado com a tentação de comprar nos primeiros dias. Tem “pirataria” sim. Nas compras, pergunte, barganhe, pague e vá embora. Não compre nada de ambulantes na descida dos ônibus, quando for aos passeios... são produtos “piratas”, descartáveis, sem qualidade.



E comer bem, é no hotel. Tem poucos e bons restaurantes confiáveis. Delicias como: fatuche (salada), tabule, labna má riyar (coalhada com pepino), falafel (sanduiche de favas), chawarma (filetes de carne com tempero e molho de tahine), kafta grelhada (carne temperada com especiarias), mijadra (arroz com lentilhas), michayriye (arroz com macarrãozinho cabelo-de-anjo), homus bi tahine, baba ghanouge (creme de grão-de-bico com beringela queimada), (pasta de grão-de-bico com tahine), molokheiye (sopa com frango e cubos de tomate) sopa de lentilhas egípcia. Nos jantares dos barcos, é self-service; faça seu prato já com tudo o que desejar. Não deixe de provar o turkish coffee (café típico do local).




Antes de sair do hotel, vá ao banheiro e faça tudo o que for necessário. Não haverá muitos lugares para as necessidades fora. É impraticável. Lave sempre as mãos na volta do passeio.

Carregue a câmera com você, sempre. Quando pedir à alguém para tirar uma foto sua, certifique-se de que não vão pedir dinheiro em troca. Fale: “It’s free, ok?”



Nas Pirâmides, leve algo para cobrir a cabeça. Vai andar muito. A distancia de uma para outra é de aprox. 1 km. Leve sal (embalagem descartável do hotel) na bolsa, para o caso de baixar sua pressão.

Táxis, só com preço marcado e combinado, antes de ir ao local de destino. Se é 10 pounds, tem que ser 10 pounds.


Os restaurantes fast-food de lá não são iguais aos daqui. As marcas são as mesmas. Muitos exageram na gordura. Coma frutas. Evite bebidas alcoólicas.

As mulheres devem usar bolsinhas presas à cintura para dinheiro e passaporte junto tempo integral.

É perguntar o preço das coisas em inglês e não comprar de imediato. O valor é de 10% a 30% do preço que ouviu do vendedor. Discuta para abaixar. Se não der, finja que vai embora, que na hora, eles abaixam.



Cuidado com comunicação telefônica. As ligações no hotel são caríssimas. Tem telefone público próximo ou dentro do hotel. Compre cartões e ligue por eles durante o dia.

Se visitar uma mesquita, vá totalmente coberta. Ou eles vão te arrumar um manto dentro da mesquita, para deixar só a cabeça de fora. Tire os sapatos e coloque-os de lado, um contra o outro (sola com sola), nos lugares específicos.

No comércio, te oferecerem chá de karkadeh gelado, água ou Coca-Cola. Prefira sempre Coca. Eu amo o Karkadeh..... O problema é a água....



Nunca estenda a mão para cumprimentar os homens. Faça apenas um leve aceno com a cabeça. Tapinha nas costas, nem pensar.

É um país apaixonante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário