segunda-feira, 4 de abril de 2016

Jornalista Baby Garroux: As mulheres destaque aqui e la fora...




E o grande destaque de hoje vai para Janaína Ricci, a Janjan. A paulistana, de 40 anos, participou de um processo seletivo, foi contratada, e está em Bali, na Indonésia há três anos dando aulas para crianças na Green School.

A Green School - escola mais verde do planeta, pela organização U.S. Green Building Council’s Center -, é uma escola feita de bambu de 20 hectares, que atende alunos do mundo todo, com a proposta de criar cidadãos conscientes, preocupados com a natureza.  Funciona com energia solar, possui plantações, criação de animais. Todo o espaço é uma extensão da sala de aula. Em 2012 foi Não possui divisões por paredes e portas e atualmente atende 370 alunos de 30 nacionalidades diferentes, incluindo brasileiros.

As aulas do jardim da infância são temáticas que trabalham a criatividade, intelecto, movimento corporal e intrapessoal.

A Indonésia e suas praias paradisíacas, está em 110ª lugar no ranking mundial no índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2014. O IDH é medido anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil está em 75º lugar com 0,755 de IDH.



Só 10% dos alunos da Green School são da Indonésia porque custa caro o estudo com uma mensalidade de cerca de 1 mil dólares (R$ 4 mil). Os alunos indonésios ganham bolsas de estudo. Os alunos fazem mergulhos, ajudam na colheita de arroz e reforçam mão de obra na construção da casa de família que perdeu tudo na chuva.


Janaína dá aulas em inglês para crianças de 4 e 5 anos vindas da Rússia, Itália, Austrália e Suíça, e Brasil. Esta é a vida atual da Janaína formada em publicidade e propaganda que largou a carreira pela pedagogia, e  mora na praia, ao sudoeste da ilha de Bali, e faz percurso de 30 minutos de moto para chegar à escola.




Seu vídeo viralizou na internet - o mais visto na história da Green School -e Janaína recebeu e-mail do fundador da escola John Hardy a parabenizando. “Com eles a gente faz lição de casa, surfa, saímos para recolher lixo, cuidamos da horta, cozinhamos granola que depois vendemos na escola, reciclamos lixo, assistimos filmes, jogamos. Aos fins de semana há atividades com algum fundo ecológico”, contam seus parceiros aos G1. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário