segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Jornalista Baby Garroux: Primeira vez que um membro da família real entra em julgamento.... na Espanha...





A filha do rei Juan Carlos é acusada de dois crimes fiscais: cúmplice de delitos fiscais imputados ao marido, Iñaki Urdandagarin, entre 2003 e 2006, quando era presidente do instituto Nóos. 




Começou hoje o julgamento do famoso Caso Nóos, no Tribunal de Palma de Maiorca. Em Espanha, a infanta Cristina e o marido, Iñaki Urdangarín, chegaram ao tribunal por volta das 8.15 e sentaram-se no banco dos réus ao lado dos outros 16 argüidos do processo, entre eles Diego Torres, ex-sócio de Iñaki. O juiz José Castro, responsável pelo processo, considerou que o papel de Cristina foi imprescindível para a fraude de cerca de 337 mil euros às Finanças, levada a cabo pela Aizoon, empresa que tinha como sócios os ex-duques de Palma. 



Iñaki Urdangarin leva muitas acusações: fraude fiscal, tráfico de influências, branqueamento de capitais, prevaricação e falsificação de documentos e desvio de fundos públicos no valor de seis milhões de euros.  O Ministério Público pede uma pena de 19 anos de prisão e a União Popular Mãos Limpas pede uma pena de 26 anos de prisão. 


O casal sempre disse ser inocente no processo.  E escândalo abalou a família real espanhola e o rei de Espanha, Felipe VI, revogou o título de duquesa de Palma à infanta, título que   Cristina de Borbón usou desde 1997. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário