quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Jornalista Baby Garroux:Egito anuncia o fim dos trabalhos de restauração de uma máscara funerária de Tutancâmon.




Ela estava danificada por uma reparação que deixou traços de cola na barba desta relíquia do Egito Antigo - com cerca de 3.300 anos. Foi em agosto de 2014, durante trabalhos realizados no dispositivo de iluminação do Museu do Cairo, que a máscara de ouro maciço foi afetada e a barba se descolou. Coincidentemente eu estava no local na época.

Funcionários do museu utilizaram então a cola epóxi para colar a peça, deixando um pedaço de cola na barba simbólica do faraó. Nesta quarta-feira, a máscara divina de lápis-lázuli e pedras semi-preciosas foi recolocada na sala de exposições do Museu do Cairo. "Terminou", informou aos jornalistas o restaurador alemão que supervisiona o projeto, Christian Eckmann, um especialista em conservação arqueológica de objetos metálicos e de vidro.




"O mais difícil foi descolar a barba", explicou Eckmann, informando que sua equipe usou "instrumentos em madeira" e teve que aquecer a máscara para eliminar a cola, antes de fixar novamente a barba.


Falecido aos 19 anos, em 1.324 a.C, depois de um reinado de nove anos, Tutancâmon é um dos faraós mais famosos do antigo Egito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário