sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

QUAL A IMPORTÂNCIA DO GLOBO DE OURO E OSCAR




São sempre muito importantes de serem lembradas no mundo que vivem, na  própria fogueira de vaidades. Para os indicados e vencedores, lógico que os prêmios são importantes. Muitos motivos, como o decantado esperado reconhecimento. Ferramenta de marketing; upgrade ou viabilização de carreira. Mas só o tempo dirá o valor da obra. O Oscar foi televisionado pela primeira vez nos Estados Unidos em 1953. A entidade que  tem um prêmio televisionado, tem sua principal fonte de renda para o ano todo. Criaram o Golden Globe: prêmio de entrada e afirmação no meio.Em 1927, disputa entre produtores e estúdios e os sindicatos e entidades de classe por melhores salários e condições de trabalho. A HFPA, em 1943, não queria ser mais discriminada como “um bando de estrangeiros”. Ainda tem gente que chama de “um bando de estrangeiros”.... 

Mas a bilheteria internacional representa hoje 70% da renda combinada de todos os grandes estúdios e principais distribuidores. A maioria dos atores depende dos mercados internacionais. A popularidade dos Globos de Ouro devem ser entendidos por isso mesmo. A ponte com a Europa, a Ásia, o Oriente Médio. As escolhas nos Globos, são as da platéia. Mais do que um Oscar, como ferramenta de marketing. Vitória nos Globos adiciona mais 14 milhões de dólares à bilheteria de um filme. Um Oscar traz em média mais 3 milhões de dólares.)
Existe o mito de que “os Globos influenciam os Oscars”, e começou na salada de especulações e “experts” que hoje assolam a mídia. 

Em 1927, disputa entre produtores e estúdios e os sindicatos e entidades de classe por melhores salários e condições de trabalho. A HFPA, em 1943, não queria ser mais discriminada como “um bando de estrangeiros”. Ainda tem gente que chama de “um bando de estrangeiros”.... 
O artigo da Variety, conta como as escolhas são de natureza diversa da dos Oscars. São escolhas de quem viu praticamente todos os filmes lançados no ano. O que fazem para os Oscars e os demais prêmios,  é criar um balaio, uma lista preferencial de quem realmente importa a cada ano. As listas de indicados aos Globos e aos Oscars é praticamente a mesma. As escolhas finais são sempre diferentes, porque olham e selecionam de modo diferente.
Este ano tiveram um planejamento rigoroso do evento do dia 13 de Janeiro, que tomou praticamente o ano inteiro e envolveu as escolhas das hosts Tina Fey e Amy Poehler, o prêmio especial a Jodie Foster e um vasto trabalho online e em midias sociais. 
O resultado foi a melhor audiência em seis anos – 20 milhões de espectadores —  tornando os Globos o show de prêmios mais visto desta temporada, até agora.
Os Oscars tem sua longa e ilustre história e vão fazer sucesso ou não, este ano, dependendo de seus próprios méritos, do quanto Seth McFarlane vai funcionar como host, e o quão dinâmico for seu telecast. 
Suas escolhas finais serão absolutamente diferentes, porque o olhar do pool de votantes é necessariamente diferente. Os Globos apontaram Argo e Os Miseráveis. Lincoln e O Lado Bom da Vida despontam nos Oscars....... Voilá....

Nenhum comentário:

Postar um comentário