quinta-feira, 19 de julho de 2012

PALÁCIO DE TOPKAPI Topkapı Sarayı




Claro que em Istambul onde estou vivendo dias, maravilhada com a riqueza de tantas informações através da Link Tours. Topkapı significa "porta do canhão ou redonda", construído por Mehmet II, o conquistador, logo após a conquista de Constantinopla, em 1453. Residência dos sultões por três séculos. Atualmente o Palácio é dividido em salas de exposição com objetos riquíssimos e os pelos da barba e a marca do pé do profeta Maomé.

É preciso tempo, talvez o dia todo passeando em seus jardins, pátios e salas. Alugue fones com explicação para cada ponto do palácio, o que pode ser adquirido na entrada ao se comprar o ingresso.
O palácio foi o centro do poder otomano por mais de três séculos, até ser substituído pelo Palácio Dolmabahçe, em 1853. É circundado por muralhas com cerca de 5 km de extensão e tem uma área total de 700.000 m2, dividido em quatro pátios, com funções e características diferentes.
A entrada se dá pelo Portãi Imperial ( Bab-i Hümayün),erguido em 1478: grandiosidade, enorme e bonito jardim, uma linda vista do Bósforo e da cidade. 
O portão conduz ao primeiro de uma série de quatro pátios. Para os janízaros (regimento formado por soldados que eram a força de elite do sultão), daí seu nome, Pátio dos Janízaros. À esquerda, a igreja Haghia Irene (Aya Irini Kilisesi), construída por Justiniano. Única igreja anterior à conquista otomana, nunca transformada em mesquita. No Primeiro Pátio, o Museu de Arqueologia. Fundado em meados do século XIX numa tentativa de impedir a saída de antiguidades do país. O Pavilhão do Ladrilho e o Museu do Oriente Antigo. No Segundo Pátio do Palácio Topkapi, ao lado da Fonte do Executor, onde os carrascos lavavam as espadas com as quais decapitavam os condenados à morte. As cabeças das vítimas eram expostas também no topo das colunas dos dois lados da fonte. A porta principal, a Bab-us Selam ou Portão das Saudações, foi construída em 1.524 por Süleyman o Magnífico. Encontra-se o Divan-i Hümâyûn, ou Conselho de Estado ou Imperial, presidido pelo vizir, ou primeiro ministro. Os vizires reuniam-se ali 4 dias por semana e tomavam importantes decisões políticas. Uma fileira de chaminés de ventilação, pertencem às enormes cozinhas, que serviam os mais de 5 mil habitantes do palácio. Hoje, contêm coleção de cerâmicas, vidros e prataria.  
Do lado esquerdo está o Harém. A entrada se faz pela Porta dos Carros (Arabalar Kapisi), que é uma porta de aço maciço. A palavra Harém vem do árabe "Haram" - "proibido pela religião" e se refere à parte da casa que é proibida a todos os homens, exceto o sultão, os príncipes e os guardas eunucos. As mulheres não tinham problemas para entrar, mas, uma vez lá dentro, não podiam mais sair. O Harém do palácio tem por volta de 400 aposentos. Da entrada até a porta principal do Harém existe um corredor comprido e estreito com um telhado aberto onde estão várias salas que pertenciam aos guardas do palácio, aos eunucos, ao chefe da contabilidade, à escola de música, e uma pequena mesquita, todas fechadas para visitação. Na extremidade desse corredor encontra-se a porta principal do Harém onde residiam a familia e as concubinas do sultão. A entrada se conecta com as 3 partes principais do Harém: a porta à esquerda leva ao setor das concubinas; a porta do meio ao setor da Rainha Mãe (a mãe do sultão e mulher mais poderosa do harém); e a porta da direita leva ao setor do sultão.
No terceiro pátio cruza-se pelo Portão da Felicidade (Babussaded ou Akagalar), o terceiro maior do palácio. Onde por 400 anos foram realizadas as cerimônias mais importantes e que servia para dividir a área administrativa da área residencial do sultão. À direita a Escola do Palácio e a Sala dos Pajens de Campanha ou Dormitório dos Viajantes (Seferli Ko¤usu), cuja função era cuidar do guarda-roupa real,  hoje usado como escritório da direção do museu. Expostos os trajes dos sultões otomanos, dos príncipes herdeiros e outras roupas de valor. Ao lado, o Edifício do Tesouro Imperial (Hazine), com duas grande cúpulas. Peças como um conjunto de malas incrustado de diamantes, o porta-Alcorão de jade, a Adaga de Topkapı, cuja empunhadura possui três esmeraldas do tamanho de olhos, são impressionantes. Um trono de ouro e pedras preciosas. São 4 salas, e na terceira está a famosa jóia Colher de Diamante, o Kasikçi,  que é a peça mais importante do palácio e tem um diamante de 86 quilates mais 40 brilhantes incrustados. O Quarto Pátio é um jardim com terraços com vista para o Bósforo e um conjunto de pavilhões.
Um dia eu penso, ainda é muito pouco para viver tudo isso...


Nenhum comentário:

Postar um comentário