terça-feira, 17 de julho de 2012

CISTERNA DA BASÍLICA (YEREBATAN SARAYI).....






Muita visita importante na programação da Link Tours em Istambul: o Hipódromo, o Museu de Tapetes, o Museu de Artes Turcas e Islâmicas, o Museu de Mosaicos, o Bazar da Cavalaria, o Obelisco Egípcio e a Coluna Serpentina (no centro da praça), o Túmulo do Sultão Ahmet I, a Fonte do Kaiser Wilhelm II e os Banhos de Roxelana.
Mas a CISTERNA DA BASÍLICA, (Yerebatan Sarnıcı ou Yerebatan Sarayı- cisterna ou palácio subterrâneo ou afundado), construída no ano de 532, armazenava a água distribuída à cidade pelo Aqueduto de Valente "Valens". Foi utilizada até o século XVI como cisterna de água. 




Localizada perto da Basílica de Santa Sofia, a maior das dezenas ou centenas de cisternas construídas em Istanbul durante o período bizantino. Durante as guerras era costume os soldados inimigos destruírem os aquedutos e envenenarem a água. Construíram-se por isso grandes cisternas, como essa, para evitar a vulnerabilidade nessas situações de guerra. As duas cabeças de Medusa foram usadas como bases das colunas, uma virada de lado e outra virada de cabeça pra baixo. Cenas de filme de James Bond "From Russia with love" foram filmadas nessa cisterna. Com gigantescos 70 metros de largura por 140 de comprimento, na sua construção foram utilizados 336 colunas, procedentes de templos pagãos da Anatólia, a maioria de ordem coríntia, colocadas a cada 4 metros, em 12 linhas de 28 colunas cada. Ocupa uma área de 10 mil metros quadrados, com um pé-direito de 8 metros de altura. A capacidade total de armazenamento de água é de 80 mil metros cúbicos. 




A cisterna que teve pouco uso durante o período otomano foi restaurada em meados do século XIX e dois terços de área foram abertos ao público para visitação. Efeitos luminosos e sonoros foram colocados criando um clima de suspense, uma atmosfera sombria, intrigante e especial. 
Tomei meu tradicional suco de laranja turco, delicia, e ainda subi em uma cadeira movida a eletrônica para não cansar e seguir caminho....


Nenhum comentário:

Postar um comentário