sábado, 10 de dezembro de 2011

NOBEL EM ESTOCOLMO....


Os laureados com o Prémio Nobel 2011 de Medicina, Literatura, Economia, Física e Química receberam hoje a distinção das mãos do rei Carl XVI Gustaf da Suécia durante uma cerimónia de gala em Estocolmo. Os reis Silvia e Gustaf ladeados pelos filhos, os príncipes Carlos Filipe e a princesa Victoria, acompanhada pelo marido, o príncipe Daniel, presidiram à cerimônia.... Esta edição dos prêmios Nobel ficou marcada por ser a primeira vez na história que o Prêmio Nobel da Paz é atribuído a três mulheres....
O príncipe Haakon e a princesa Mette-Marit, acompanhados pela Rainha Sônia e pelo Rei Harald presidiram à entrega dos prêmios Nobel em Oslo.... A entrega dos prêmios, tradicionalmente realizada no dia do aniversário  da morte do seu fundador, Alfred Nobel, teve lugar na sala de concertos  da capital sueca, decorada para a ocasião com flores brancas, amarelas e  laranja.... 
A cerimônia foi marcada pela ausência de um dos três laureados do prêmio  de Medicina, o canadiano Ralph Steinman, que morreu três dias antes do anúncio  dos nomes dos distinguidos, a 03 de outubro. Ainda que os prêmios Nobel não possam ser atribuídos a título póstumo,  o Comité Nobel decidiu manter a distinção a Steinman pois não estava informado  acerca da sua morte quando anunciou a escolha.... Foi a esposa de Ralph Steinman que hoje recebeu o prémio em seu nome....
O norte-americano Bruce Beutler e o francês Jules Hoffmann são os outros  dois laureados do Nobel de Medicina 2011, que distingue as investigações  sobre o sistema imunitário. 
O Prémio Nobel da Física foi entregue aos norte-americanos Saul Perlmutter  e Adam Riess e ao australo-norte-americano Brian Schmidt pela sua descoberta  sobre a aceleração da expansão do universo. 
O israelita Daniel Shechtman recebeu o Prêmio Nobel da Química pela  descoberta de quase-cristais, estruturas atômicas simétricas cuja existência era tida como impossível. 
O Prêmio Nobel de Literatura distinguiu o poeta sueco Tomas Transtrmer,  com 80 anos, que apresenta dificuldades em falar e recebeu o prêmio na cadeira de rodas. 
Thomas Sargent e Christopher Sims, dos EUA, foram distinguidos com o  Prémio Nobel da Economia pelas suas investigações sobre as relações de causalidade  entre as políticas econômicas e as diversas variantes macro-econômicas,  como o produto industrial bruto, a inflação, o emprego e os investimentos.
O Prêmio Nobel consiste numa medalha de ouro, um diploma e 10 milhões  de coroas (cerca de 1,1 milhões de euros), soma que é partilhada quando  a distinção é para mais que um laureado. 
O Prémio Nobel da Paz foi entregue em Oslo à Presidente da Libéria,  Ellen Johnson Sirleaf, à sua compatriota Leymah Gbowee e à ienemita Tawakkol  Karman. A cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz de 2011 se transformou neste sábado em uma homenagem à luta das mulheres de todo o mundo e aos movimentos populares da chamada Primavera Árabe. As mulheres foram um dos temas principais dos discursos das vencedoras do prêmio, incluindo aquelas que, "com sua luta privada e silenciosa, ajudaram a formar nosso mundo".
"Vocês representam uma das forças motrizes mais importantes das mudanças no mundo de hoje: a luta pelos direitos humanos em geral e a luta das mulheres pela igualdade e pela paz, em particular", disse o presidenta do Comitê Nobel, Thorbjoern Jagland, antes de entregar o prêmio. "Vocês dão sentido ao provérbio chinês, que diz que as mulheres sustentam metade do céu", acrescentou.
Vestidas com trajes tradicionais - as liberianas com vestidos africanos coloridos, enquanto Tawakkul Karman usou um hijab colorido - as vencedoras receberam o Nobel sob os aplausos do presentes, que incluiu a família real da Noruega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário